Concurso Guarda de Maricá-RJ adia aplicação do teste físico
TAF do concurso Guarda de Maricá-RJ é adiado pela segunda vez e fica para o final do mês de janeiro.
Autor:
Publicado em:23/12/2019 às 10:10
Atualizado em:23/12/2019 às 10:10
A comissão do concurso Guarda de Maricá-RJ adiou, pela segunda vez, a aplicação do teste de aptidão física (TAF). Antes agendado para os dias 11 e 12 de janeiro, a etapa agora será aplicada em 25 e 26 do primeiro mês de 2020.
Além do adiamento, o endereço de aplicação também foi alterado. O novo local de realização será o Aeroporto de Maricá (Galpão Central, Rua Jovino de Oliveira, 481, Centro, CEP: 24 901-130, Maricá-RJ).
De acordo com comunicado divulgado no site da banca, as mudanças foram feitas porque em eventos anteriores promovidos pela prefeitura no local (IFF), houve dificuldades relacionadas à fluidez e ao trânsito.
“(...) Nos quais foram detectadas dificuldades relacionadas à fluidez, mas, principalmente, a garantia da segurança do trânsito, visto que o IFF localiza-se numa Rodovia Estadual (RJ 104) cujo fluxo de veículos se intensifica significativamente nos finais de semana pelo fato dessa Rodovia servir de rota de acesso à Maricá para a população flutuante provenientes de municípios vizinhos.”
Os candidatos que estavam agendados para realizar o TAF no dia 11 de janeiro farão a prova no dia 25 do mesmo mês. E aqueles que estavam agendados para o dia 12, farão no dia 26. Mesmo com o novo local de realização, os escalonamentos dos horários publicados antes ficam mantidos.
TAF do concurso vai abranger quatro testes
Foram convocados para o teste físico do concurso Guarda de Maricá um total de 868 candidatos, sendo cerca de 600 da lista de ampla concorrência, 160 da lista de candidatos negros e 40 da lista de portadores de deficiência, incluindo os empatados.
O TAF será composto de quatro testes, sendo eles: flexão abdominal; flexão de cúbitos (braços); corrida de velocidade; e corrida de resistência, conforme as disposições do edital do concurso público.
Para realizar o exame os candidatos deverão apresentar a original do documento de identificação utilizado na inscrição; o atestado médico, conforme modelo do Anexo I do Edital; e roupa apropriada para atividade física (camiseta, calção, short ou bermuda ou legging, malhas de compressão, tênis e meia).
No mesmo dia da aplicação dos testes os candidatos terão ciência do resultado preliminar. A etapa, vale lembrar, é aplicável somente a candidatos que foram habilitados no exame objetivo. Ou seja, aqueles que obtiveram, pelo menos, 50 pontos na prova e que não zeraram qualquer uma das disciplinas.
Após os teste físicos os candidatos ainda serão submetidos aos exames psicotécnico e médico, que compõem a etapa III e estão previsto para o início de fevereiro.
Próxima fase do concurso será em fevereiro de 2020
Os candidatos do concurso Guarda de Maricá-RJ habilitados nas três primeiras etapas (objetiva, teste físico e exames psicotécnico e médico) seguirão para a segunda fase da avaliação. Essa compreenderá a investigação social e o curso de formação.
Serão chamadas 270 pessoas classificadas e não eliminadas na fase anterior. A investigação será de responsabilidade da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá e poderá se estender até a homologação.
Já o Curso de Formação Profissional (CFP), de caráter eliminatório, de responsabilidade da UFF, terá duração de três meses. Aqueles que foram aprovados no curso e na investigação social estarão habilitados para ingressar na carreira da Guarda de Maricá.
Os que ficarem classificados além da oferta imediata de vagas, vão compor o cadastro de reserva, que poderá ser utilizado durante a validade do concurso. O prazo será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.
Publicado em outubro deste ano, o edital do concurso para a Guarda Municipal de Maricá oferece 200 vagas de guarda municipal para homens e mulheres. O cargo, de nível médio, tem remuneração de R$2.449,13, considerando vencimento de R$1.749,38 e 40% de acréscimo de periculosidade.
Os selecionados trabalharão em cargas de 40 horas por semana. Além da escolaridade, é preciso ter de 18 anos a 35 anos completos no primeiro dia do período de inscrição, ou seja, 16 de outubro. A Guarda exige ainda Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B.
Das 200 vagas ofertadas no edital, 150 são de ampla concorrência e 50 para candidatos do regime de cotas: 40 para negros (pretos ou pardos) e dez para pessoas com deficiência.