Concurso Guarda de Maricá-RJ: veja orientações para a prova do dia 8
Confira orientações básicas para as provas objetivas do concurso Guarda de Maricá-RJ, que serão realizadas neste domingo, 8.
Autor:
Publicado em:06/12/2019 às 10:00
Atualizado em:06/12/2019 às 10:00
Estão marcadas para o próximo domingo, 8, as provas objetivas do concurso Guarda de Maricá, no Rio de Janeiro. Cerca de 10.053 candidatos são esperados para o exame, que ocorrerá no turno da tarde.
No site da Coseac-UFF, organizadora, os concorrentes devem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) com os endereços dos locais de aplicação. Os exames ocorrerão no próprio município de Maricá e também em Niterói, cidade a cerca de 68 km.
O início está previsto para 13h, mas os horários devem ser confirmados no CCI. A banca recomenda a chega ao local de aplicação até as 12h, pois será permitida a entrada de candidatos somente até as 12h40.
Para ingressar nos prédios, será preciso estar munido exclusivamente de: caneta esferográfica de corpo transparente com ponta média, de tinta nas cores azul ou preta; original do documento oficial de identidade informado na inscrição; e Cartão de Confirmação de Inscrição.
Os candidatos terão, no máximo, quatro horas para responder a 50 questões de múltipla escolha. O tempo mínimo de permanência na sala será de uma hora e 30 minutos. Os três últimos só poderão sair juntos.
Atenção para algumas condutas que podem resultar em eliminação do concurso:
não comparecer à prova, chegar atrasado ou em local diferente do indicado no CCI;
sair da sala de prova sem prévia autorização do fiscal;
utilizar eletrônicos em geral, ainda que desligados, como celular, tablet, calculadora, controle remoto, alarme de carro etc;
ingressar na sala com esses eletrônicos fora do envelope de segurança fornecido pelos fiscais;
portar quaisquer tipos de armas;
usar boné, cachecol, chapéu e similares, bem como relógios;
tiver aparelho eletrônico emitindo qualquer tipo de som na hora da prova;
portar aparelho auditivo sem ter cumprido o especificado em edital, no no subitem 4.10.
É importante que todos os candidatos leiam o edital do concurso público na íntegra para tomar conhecimento sobre procedimentos em caso de roubo de documentos, necessidades de atendimento especial e outras orientações.
Provas objetivas terão caráter eliminatório e classificatório
As provas objetivas do concurso Guarda de Maricá-RJ terão caráter eliminatório e classificatório. O exame será composto por 50 questões valendo de 0 a 100 pontos, conforme a distribuição a seguir:
Língua Portuguesa - 10 questões (1,25 pontos cada)
Raciocínio Lógico e Noções de Informática - 10 questões (1,25 pontos cada)
Conhecimentos Específicos - 30 questões (2,5 pontos cada)
Na parte específica serão cobrados conhecimentos de Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções Direito Processual Penal, Noções de Direitos Humanos e Legislação Específica.
Para ser considerado habilitado no exame será preciso alcançar, pelo menos, 50 pontos, além de não zerar em nenhumas das disciplinas. O gabarito preliminar será divulgado ainda no domingo, dia 8, no site da Coseac-UFF, após o término da aplicação das provas.
Vale destacar que, além de obter a pontuação mínima, para seguir para a etapa seguinte do concurso será preciso ficar classificado na posição correspondente a até quatro vezes o número de vagas.
Ou seja, serão convocados para o TAF 800 candidatos habilitados na prova objetiva, sendo 600 pertencentes à lista de ampla concorrência, 160 da lista de candidatos negros e 40 da lista de portadores de deficiência.
As próximas etapas de avaliação, que compreenderão:
teste físico, previsto para ocorrer entre os dias 7 e 13 de janeiro de 2020;
exame psicotécnico, nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro de 2020; e
exame médico, em 10, 11 e 12 de fevereiro de 2020.
Resultado da prova objetiva sai no dia 18
Após a publicação do gabarito preliminar da prova objetiva os candidatos ainda terão um prazo divulgado pela banca para entrar com recursos, caso não concordem com alguma das respostas.
Depois disso, o resultado final da etapa, com as notas definitivas, será publicado no dia 18 de dezembro, juntamente com o resultado dos recursos impetrados e com a convocação para o teste físico.
Os candidatos aprovados em todas as etapas do concurso para guarda municipal, inclusive no curso de formação, terão inicial de R$2.449,13, sendo R$1.749,38 de vencimento básico mais uma acréscimo de 40% de referente ao adicional de periculosidade. O regime de trabalho é de 40 horas por semana.
A seleção visa preencher 200 vagas na carreira de guarda municipal, de modo que a concorrência aproximada será de 50 pessoas por vaga. São 150 chances na ampla concorrência, 40 para negros (pretos ou pardos) e dez para pessoas com deficiência.
Para ingressar na carreira é preciso ter o ensino médio completo; idade entre 18 e 35 anos completos no primeiro dia do período de inscrição, ou seja, 16 de outubro; e Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B.