A confirmação foi feita pela prefeita Cinthia Ribeiro, em vídeo publicado nas suas redes sociais, na última quarta-feira, 3 (confira aqui).
Segundo ela, o edital da Guarda Metropolitana estava previsto para este ano, tendo já concluído todas as etapas, como escolha da banca, definição das vagas e elaboração do documento.
No entanto, por conta da LC 173/2020, que prevê o auxílio aos estados e municípios, mas, em contrapartida, limita a realização de concursos e proíbe o reajuste salarial de servidores até dezembro de 2021, o edital foi adiado.
"A Prefeitura de Palmas precisa de concurso? Precisa. Por que o concurso da Guarda Metropolitana não veio? Porque nós temos uma Lei Federal 173, uma Lei Complementar, que nos impossibilita de contrair novas dívidas e novos compromissos, como também fazer concursos ainda este ano. Nós temos um planejamento para várias categorias e vamos fazer!", disse a prefeita.
Concurso Guarda de Palmas TO tem banca definida
Previsto para 2022, o concurso contará com 50 vagas imediatas mais cadastro de reserva, que deve contar com mais 50 oportunidades.
Segundo a Prefeitura de Palmas, as inscrições serão abertas a homens e mulheres, que tenham concluído o nível médio e idades entre 18 e 45 anos.
A seleção terá a Fundação Vunesp como organizadora. Já os candidatos serão avaliados pelas seguintes etapas:
prova objetiva;
exame físico;
avaliação psicológica;
avaliação médica;
idoneidade moral; e
curso de formação, com carga horária prevista de 728 horas/aula.
A remuneração atual ainda não foi revelada, mas, de acordo com o estatuto da corporação, os guardas têm direito também a 30% de adicional de periculosidade, auxílio-alimentação e adicional noturno. Há também estabilidade e possibilidade de progressão na carreira.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Resumo do concurso Guarda de Palmas TO
Órgão: Guarda Metropolitana de Palmas (Tocantins)
Cargo: guarda
Vagas:50 imediatas e 50 em cadastro
Requisito: nível médio e idade entre 18 e 45 anos
Banca: Fundação Vunesp
Remuneração: a definir
Edital: 2022
Concurso será realizado após 14 anos
A Guarda Metropolitana de Palmas vê sua carência de servidores aumentar desde 2007, quando realizou seu último concurso público. Em 2020, segundo dados da prefeitura, a carreira tinha 412 cargos vagos.
Dessa forma, é esperado que o cadastro de reserva do concurso Guarda de Palmas TO seja utilizado ao longo do prazo de validade.
Segundo a ex-secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Barbosa, a seleção iria renovar 25% do efetivo.
"Muitos dos nossos guardas já estão com tempo de serviço para aposentadoria, e, além de recompor o quadro, esse certame representa um fortalecimento na instituição, pois possibilita a implementação desse projeto de segurança pública de qualidade à serviço da população", disse a ex-titular da pasta.
Os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas, avaliação médica, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica, investigação social e curso de formação.
Na primeira fase, o exame foi composto por questões de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História do Tocantins e Conhecimentos Específicos.