Concurso GM de São Gonçalo seleciona para 160 vagas
(Foto: Divulgação)
A prova contará com 80 questões, sendo elas de:
Língua Portuguesa (15);
Noções de Direito - Constitucional, Penal, Processual Penal e Administrativo (20);
Legislação Extravagante (15);
Conhecimentos Específicos - Legislação da Guarda Municipal de São Gonçalo (20);
Informática (dez).
Para ser aprovado, será preciso obter 50% dos pontos ou mais, além de não zerar nenhuma das disciplinas. Serão convocados para a segunda etapa os 160 candidatos mais bem classificados.
Concurso GM São Gonçalo tem teste físico em junho
Os aprovados nas provas e convocados para o Exame de Aptidão Física (EAF), farão a etapa no dia 5 de junho. Os candidatos terão de realizar: flexão abdominal e de cúbitos (braços) e corridas de velocidade e resistência.
Todos os aprovados no EAF serão convocados para a avaliação psicológica, marcada para o dia 19 de junho. Após a avaliação, os habilitados realizarão os exames médicos, que ocorrerão em agosto.
A última etapa será a investigação social. Após a conclusão de todas as fases, o resultado final sairá no dia 12 de setembro, com a homologação do concurso no dia 14 do mesmo mês.
O concurso Guarda de São Gonçalo RJ teve uma alta procura pelos candidatos. De acordo com a banca Selecon, estão inscritos 21.304 concorrentes para as 160 vagas oferecidos. Isto dá mais de 133 candidatos por vaga.
O secretário de ordem pública, major David Ricardo, se manifestou sobre o número de inscritos.
“É bom termos tantos inscritos, pois eleva ainda mais o nível do concurso, uma vez que a concorrência deve promover a entrada apenas dos mais bem preparados. Além disso, esse concurso promoverá um incremento e renovação do efetivo da Guarda, oxigenando essa tão importante instituição municipal”, disse
Já o Comandante da Guarda Municipal, Antônio dos Santos, mencionou a importância da seleção para a corporação.
“É de extrema importância a realização deste concurso para a Guarda Municipal, tendo em vista que o último certame foi realizado em 2011. Precisamos de novos agentes para melhorar o atendimento ao público e para contribuir e atuar na segurança pública. Além disso, a guarda possui atribuições no trânsito, postos de segurança patrimonial, entre outras funções especiais e, por isso, precisamos desses novos agentes”, afirmou.
A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos. Nesse período a guarda poderá chamar os aprovados em cadastro de reserva conforme as vagas disponíveis.
Os aprovados em todas as etapas realizarão o curso de formação, no Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de São Gonçalo.