Concurso Guarda de São Luís MA tem comissão organizadora formada
Um novo concurso para Guarda Municipal de São Luís, capital do Maranhão, foi anunciado e tem comissão organizadora formada.
Autor:
Publicado em:04/03/2020 às 14:42
Atualizado em:04/03/2020 às 14:42
Após 14 anos, a Prefeitura de São Luis, capital do Maranhão, deu o primeiro passo para realização de novo concurso para Guarda Municipal. A Secretaria de Segurança com Cidadania (SEMUSC) designou a comissão organizadora da seleção.
Os nomes foram publicados no Diário Oficial do município de 28 de fevereiro. Ao todo, seis servidores compõem a comissão. Eles serão responsáveis por toda parte interna do concurso Guarda de São Luís MA, o que inclui levantamento de vagas e impacto orçamentário.
A comissão ainda deve elaborar o termo de referência do concurso. Conhecido também como projeto básico, esse documento funciona como um espelho para o edital. Ele apresenta informações importantes como vagas, cargos, escolaridades, salários e etapas da seleção.
Quando pronto, o termo de referência integra a escolha da banca organizadora do concurso. As participantes da licitação recebem o documento para que possam propor um preço para ficar à frente de todo processo de seleção.
Em geral, a que apresenta o melhor preço e atende aos requisitos é contratada. Assim, ganha o direito de receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas, como provas objetivas e físicas.
O município de São Luís ainda não informou um prazo para publicação do edital e aplicação das provas. Também não foram anunciados quantidade de vagas, escolaridades e os salários em início de carreira. Tradicionalmente, o cargo de guarda municipal exige apenas o ensino médio completo.
No decorrer do concurso, são cobrados exames objetivos e físicos. Os aprovados ainda passam por um curso de introdução a carreira, com aulas teóricas e práticas. A expectativa é que a prefeitura contrate pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia aos servidores após o estágio probatório.
Último concurso Guarda de São Luís MA ocorreu em 2006
O último concurso para ingresso na Guarda Municipal de São Luís do Maranhão ocorreu em 2006. O edital trouxe a oferta de 240 vagas para o cargo na 2ª classe. Na época, foram abertas oportunidades também para guarda municipal salva-vidas e músico.
Para se candidatar foi preciso ter o ensino médio completo. A jornada de trabalho era de 40 horas. Em 2006, a remuneração inicial era de R$363 com acréscimo de compensação orgânica de 80% e de risco de vida de 40%.
O concurso foi composto por três etapas: prova objetiva, teste de avaliação física e teste de avaliação psicológica. Na primeira fase, os concorrentes tiveram que responder a 100 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.
As provas foram avaliadas de zero a dez pontos, sendo habilitado quem obteve nota mínima de cinco pontos. Na avaliação física, os convocados foram submetidos aos exercícios de desenvolvimento com halter, barra, abdominal e corrida.
Os aprovados em todas as etapas ainda passaram por curso de formação de guardas municipais. A Guarda Municipal de São Luís, criada pela Lei 2.968 de 06 de julho de 1989, é uma corporação uniformizada e armada, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, regida sob a égide da hierarquia e disciplina.