O concurso Guarda de Teresina PI segue sem previsão para ser realizado. Isso porque a seleção, que poderá contar com 300 vagas, ainda depende de orçamento.
A informação sobre o impacto da questão orçamentária na realização do novo concurso público foi divulgada pelo prefeito da cidade, Silvio Mendes, durante a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Segurança, realizada nesta quarta-feira, 28.
"Quando tivermos dinheiro suficiente, vamos fazer concurso para aumentar o efetivo da Guarda Municipal", destacou o prefeito.
A fala sobre necessidade do orçamento para o novo edital da guarda vem dias após o secretário de Segurança Pública de Teresina, coronel Wagner Torres, confirmar a seleção ainda em 2026.
Entre as principais justificativas para a realização de mais provimentos na força de segurança municipal recai no quantitativo, considerado abaixo do recomendado.
“Hoje a Guarda Municipal de Teresina conta com pouco mais de 300 agentes. Pela Constituição, o efetivo ideal deveria ser de aproximadamente 0,2% da população. Isso demonstra a necessidade de um novo concurso”, afirmou Wagner Torres.
Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Teresina conta com cerca de 307 agentes, número considerado insuficiente para atender a demanda da cidade.
As movimentações pelo novo edital vem desde o ano passado, quando o prefeito informou a possibilidade de o edital sair em 2025.
Janeiro é o mês de começar! Garanta o plano completo do Qconcursos e saia na frente em 2026.

Concurso Guarda de Teresina PI depende de orçamento
(Foto: Marcelo Cardoso/SemCom)
Último edital foi divulgado em 2024
Organizado pela Funatec, o último concurso Guarda de Teresina PI contou com 100 vagas imediatas e 300 oportunidades de cadastro de reserva.
A carreira de guarda exigiu o nível médio de formação.
Os salários iniciais ofertados foram de R$2.115,82, para uma jornada de trabalho de 40 horas.
Os inscritos no edital de 2024 foram avaliados por meio das seguintes fases:
- prova objetiva, redação e avaliação biopsicossocial (PcD);
- avaliação médica e odontológica, com exame toxicológico;
- avaliação de capacidades físicas;
- avaliação psicológica;
- investigação social; e
- Curso de Formação Profissional (CFP).
A prova objetiva da seleção contou com questões das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Legislação Municipal: 10 questões; e
- Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Ambiental, Noções de Direitos Humanos, Legislação de Trânsito, Noções de Direito Processual Penal e Estatuto Geral das Guardas Municipais: 30 questões.
A prova de redação do concurso da Guarda de Teresina PI, por sua vez, consistiu na produção de um texto dissertativo-argumentativo com, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, 25 linhas.



















