Concurso Guarda de Teresópolis RJ está nos planos da Prefeitura

Um novo concurso Guarda de Teresópolis RJ está em estudo por parte da Prefeitura, que tem realizado reuniões para viabilizar a seleção.

Autor:
Publicado em:17/09/2021 às 15:03
Atualizado em:17/09/2021 às 15:03

Um novo concurso Guarda de Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro, está nos planos da Prefeitura. Segundo informações locais, reuniões estão sendo realizadas para viabilizar a seleção.

De acordo com fontes ligadas ao órgão, como o trabalho vem crescendo e o efetivo diminuindo, a Prefeitura tem estudado a possibilidade de aumentar o número de guardas, por meio de um novo concurso público.

Pela lei de criação, o guarda municipal de Teresópolis precisa ter o nível fundamental completo. Os ganhos iniciais para a carreira ainda não foram revelados. Os aprovados, nessa função, ainda realizam um curso de formação.

Neste mês, a Prefeitura comunicou algumas mudanças, após um decreto com novas funções aos agentes da Guarda Civil Municipal. Pelo documento, os guardas ficam autorizados a executar a fiscalização de trânsito, lavrando autos de infração de competência estadual, em todo o território do município. 

“Na prática, isso permite que os guardas municipais possam exercer funções fiscalizatórias até então permitidas só por servidores estaduais. Com isso, a guarda poderá trabalhar ainda melhor por um trânsito mais seguro para todos”, explicou o subsecretário de Segurança Pública e comandante da GCM, Gil Wellington.

Prefeitura estuda concurso Guarda de Teresópolis RJ (Foto: Divulgação)
Prefeitura estuda concurso Guarda de Teresópolis RJ
(Foto: Divulgação)

Último concurso Teresópolis RJ foi para professores

O último concurso realizado na cidade de Teresópolis foi concluído este ano e contou com mais de 300 vagas. Ao todo, a Prefeitura selecionou 301 professores.

Para quem cursou o nível médio na modalidade Normal ou tinha curso específico de graduação plena em Pedagogia, foram oferecidas 219 vagas imediatas de professor II, sendo 208 para ampla concorrência e 11 para Pessoas com Deficiência (PcDs).

O salário bruto para a função era de R$1.814,85, para uma jornada de 22 horas. Já para quem o nível superior foram oferecidas 82 vagas de professor I, que exigiu licenciatura plena em áreas específica, sendo elas:

  • Português (21 vagas);
  • Matemática (18);
  • Geografia (cinco);
  • Ciências (11);
  • História (sete);
  • Inglês (quatro);
  • Educação Física (13); e
  • Educação Artística (três).

Folha Cursos

Os aprovados para a função de professor I receberiam R$2.572,40. Organizado pelo Instituto AOCP, o concurso contou com provas objetivas e de títulos.

O exame de múltipla escolha, para ambos os cargos, cobrou 50 questões, sendo elas de: Língua Portuguesa (15), Fundamentos da Educação (15) e Conhecimentos Específicos (20).

A exceção foi para o professor de Português. Neste caso, a prova teve 20 perguntas de Fundamentos da Educação e 30 de Conhecimentos Específicos.