Concurso Guarda de Uberaba MG: comandante prevê edital com 100 vagas

Com aprovação do Plano de Cargos e Salários e do regimento interno, novo concurso Guarda de Uberaba MG será planejado, segundo comandante.

Autor:
Publicado em:30/12/2022 às 10:51
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

Um novo concurso Guarda de Uberaba, em Minas Gerais, está nos planos do comandante Marcelo dos Santos Silva, que assumirá o posto em 2023.

A realização de um nova seleção, no entanto, depende da aprovação do regimento interno e da revisão do Plano de Cargos e Salários da Guarda Civil Municipal (GCM).

A previsão da prefeita Elisa Araújo é de que ambos os projetos sejam encaminhados ao Legislativo ainda no primeiro semestre de 2023. 

Para a chefe do Executivo, essa é uma maneira de valorizar a GCM e os servidores que esperam há mais de oito anos por esses benefícios. 

"Acima de tudo, estamos plantando para o futuro ao deixarmos uma estrutura para garantir uma carreira sólida e condizente ao trabalho realizado por eles", afirmou a prefeita. 

Em entrevista na última quinta-feira, 29, à Rádio JM, o novo comandante afirmou que, com a aprovação dos projetos, um novo concurso Guarda de Uberada será planejado.

"Passando lá na Câmara, começamos a movimentar esse concurso na cidade e a expectativa inicial é de 100 vagas", disse.

Novo comandante prevê concurso Guarda de Uberaba MG (Foto: Arquivo)
Novo comandante prevê concurso
Guarda de Uberaba MG (Foto: Arquivo)

Veja como foi o último concurso Uberaba MG

Em 2019 foi realizado o último concurso da Guarda Municipal de Uberaba, com oferta de 100 vagas, sendo 90 para homens e dez para mulheres.

Para se candidatar, era preciso ter o nível médio completo e idade entre 18 e 35 anos. Na época, os ganhos iniciais eram de R$1.852,28, para uma jornada de 40 horas.

Além disso, os servidores tinham direito a plano de saúde, auxílio-alimentação e adicional de periculosidade correspondente a 30% do salário base, ou seja, de R$555,68.

Com a organização do IBGP Concursos, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva contendo 50 questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Conhecimentos Básicos de Informática e Legislação Específica. 

Os candidatos realizaram ainda prova discursiva, com duas questões, e Teste de Aptidão Física (TAF), assim como exames psicológicos e médicos, sindicância social e, por fim, o curso de formação.