O prefeito de Fortaleza, José Sarto, voltou a falar nesta quarta-feira, 9, sobre a abertura do novo concurso para Guarda Municipal. De acordo com ele, a publicação do edital está prevista para o segundo semestre deste ano.
A oferta será de mil vagas para o cargo de guarda municipal. Sarto informou que a prefeitura concluiu o estudo de impacto financeiro para realização do concurso. O que permite o avanço dos demais preparativos até o edital.
“Conforme compromisso de campanha, vamos fazer concurso público para mil vagas na Guarda Municipal”, enfatizou o prefeito, durante a solenidade de promoção de 17 guardas para os cargos de subinspetor e inspetor.
Desde outubro de 2021, o prefeito tinha informado sobre o novo concurso Guarda de Fortaleza CE. Na época, o obstáculo era a avaliação sobre o impacto financeiro e orçamentário. O que foi concluído agora em março de 2022.
No último concurso para a Guarda Municipal de Fortaleza, realizado em 2013, os requisitos para inscrição foram: ensino médio completo e mínimo de 18 anos.
Os salários atualizados não foram informados. Em 2013, a remuneração inicial da carreira foi de R$1.652,62. Em função do espaço de tempo, tais valores devem ter sido atualizados.
O regime de contratação dos aprovados é o estatutário, que garante a estabilidade empregatícia aos servidores.
Além da Guarda Municipal, a Prefeitura de Fortaleza prepara concurso para Secretaria de Educação, no cargo de professor efetivo. Nesse caso, a estimativa é que o edital seja divulgado até junho para que as convocações ocorram ainda em 2022. Confira os detalhes!
Último concurso Guarda de Fortaleza CE teve mil vagas
O concurso anterior para ingresso na Guarda de Fortaleza também teve a oferta de mil vagas, sendo 800 para homens e 200 para mulheres. Na época, a banca organizadora foi a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Os candidatos foram avaliados por três etapas, sendo a primeira composta por prova objetiva. A avaliação foi composta por conteúdos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, somando 50 questões, sendo elas:
- Língua Portuguesa - 15 questões;
- Conhecimentos sobre Fortaleza - cinco questões;
- Atualidades - cinco questões;
- Noções de Direito Administrativo, Constitucional e Penal - 12 questões;
- Legislação Municipal - sete questões; e
- Legislação Específica - seis questões.
Na segunda etapa, foram realizadas as fases de exame médico e o exame toxicológico. Já na terceira, os convocados foram submetidos a avaliação psicológica, investigação social, avaliação de capacidade física e o curso de formação.
Estude para os novos concursos com a Folha Cursos
Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!