Novo concurso Guarda Municipal RJ pode estar no radar da prefeitura
O concurso da Guarda Municipal RJ (GM Rio) pode estar no horizonte da capital carioca, para cumprir a meta de 10 mil guardas.
Autor:
Publicado em:08/01/2021 às 07:50
Atualizado em:08/01/2021 às 07:50
Será que um novo concurso GM Rio pode sair em 2021? O efetivo da Guarda Municipal carioca ainda precisa de cerca de 3 mil agentes para alcançar o quadro pleno de 10 mil guardas.
Mas assim que a nova administração municipal “arrumar a casa” e regularizar a situação, algumas seleções deverão sair, como prometido pelo próprio Paes. E ao futuro servidor é imprescindível saber a respeito disso para já adiantar os estudos.
Um desses concursos que poderão figurar futuramente é justamente o concurso Guarda Municipal RJ. Isso porque, como já dito, há uma seleção ainda vigente, mas os aprovados que ainda aguardam convocação provavelmente não serão o suficiente.
Paes quer atingir efetivo de 10 mil guardas
Acontece que o próprio prefeito, em entrevista à Folha Dirigida, afirmou que está em seus planos alcançar o efetivo de 10 mil guardas municipais. Esse é o número total do efetivo estabelecido por lei.
Porém, segundo Paes, a GM Rio tem, atualmente, apenas cerca de 7 mil agentes. Ou seja, faltam cerca de 3 mil novos servidores para atingir o quadro completo, que é sua meta.
E os aprovados no concurso de 2012?
No antigo edital foram oferecidas 2 mil vagas, para homens e mulheres. Porém, segundo últimas informações da prefeitura, apenas 550 aprovados foram convocados até agora: 302 no ano de 2016 e 248 em 2019.
Sendo assim, ainda há aproximadamente 1.450 candidatos aguardando convocação. Logo, mesmo que todos eles sejam chamados, ainda restarão 1.550 vagas em aberto no quadro da GM Rio.
Ainda não se sabe quando o restante dos aprovados no concurso GM Rio 2012 serão convocados. No momento a seleção está com seu prazo de validade suspenso, enquanto durar o estado de emergência no município devido à pandemia.
O município também deve respeitar as limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ou seja, o concurso GM Rio ainda deve demorar para sair, mas definitivamente é uma possibilidade e os interessados devem ficar de olho.
Novo prefeito garantiu concursos no Rio
Eleito em 2º turno nas eleições de 2020, Eduardo Paes tomou posse no dia 1º de janeiro de 2021 para dar início ao seu terceiro mandato. Ele já começou os trabalhos publicando mais de 70 decretos com impactos no serviço público, dentre os quais está aquele que suspende concursos (Decreto 48.374).
A exceção é a Saúde, que ainda pode realizar seleções e prover pessoal. Paes ainda cortou cargos comissionados, além de proibir que funcionários públicos usem carro oficial para ir e voltar do trabalho - exceto o prefeito, seu vice e subprefeitos.
Porém, levando em conta as declarações do próprio prefeito antes de sua eleição, essa restrição deve se manter apenas por um tempo. Eduardo Paes garantiu que vai manter uma política de concursos permanente em sua gestão, e não apenas para a Saúde, mas também na Educação. na Segurança e na área Fiscal.
"Todas as áreas que se tem serviço público você precisa fazer concurso."
Último concurso Guarda Municipal RJ foi há oito anos
O edital do concurso anterior da GM Rio foi publicado em 2012. Puderam se inscrever pessoas que tinham o nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos.
Dentre os requisitos, também era exigido a carteira de habilitação nas categorias A ou B e altura mínima de 1,65m (homem) ou 1,60m (mulher).
Das 2 mil vagas oferecidas, 1.600 eram para ampla concorrência e 400 eram reservadas para candidatos negros. A seleção foi organizada pela Secretaria de Administração do Rio.