Concurso Guarda de São Luís MA terá edital até 1º de julho

Prefeito de São Luís anuncia que edital do concurso para Guarda Municipal será publicado na próxima semana, até 1º de julho. Confira!

Autor:
Publicado em:24/06/2022 às 11:50
Atualizado em:24/06/2022 às 11:50

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou nesta quinta-feira, 23, que o edital do concurso para Guarda Municipal será publicado na próxima semana, até 1º de julho. O prazo foi passado durante entrevista ao Bom Dia Mirante, da Rede Globo. 

Segundo Braide, as provas devem ser realizadas no início do segundo semestre. A oferta será de 111 vagas para guardas municipais, cujo requisito é o ensino médio completo. As remunerações atualizadas não foram informadas.

O concurso tem a cobrança de exames objetivos e testes físicos. Os aprovados ainda passam por um curso de introdução à carreira, com aulas teóricas e práticas.

O Instituto Selecon foi definido como o organizador da seleção. Ele será responsável por receber as inscrições em seu site, viabilizar e aplicar as etapas, como provas objetivas. 

A expectativa é que a prefeitura contrate pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia aos servidores após o estágio probatório.

Guardas municipais de São Luís MA
Guarda Municipal de São Luís prepara novo concurso
com 111 vagas (Foto: Divulgação)

A Guarda Municipal de São Luís, criada pela Lei 2.968 de 06 de julho de 1989, é uma corporação uniformizada e armada, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, regida sob a égide da hierarquia e disciplina.

De acordo com o prefeito Eduardo Braide, é necessário abrir um novo concurso Guarda Municipal de São Luís MA em função do baixo efetivo e também pela carência que o município enfrenta em suas ações de segurança.

Último concurso Guarda de São Luís MA foi há 16 anos

Em 2006, foi publicado o edital do último concurso para ingresso na Guarda Municipal de São Luís, no Maranhão. A oferta foi de 240 vagas para o cargo de guarda municipal na 2ª classe.

Foram disponibilizadas ainda vagas para guarda municipal salva-vidas e músico. O requisito para se inscrever foi ter o ensino médio completo. A jornada de trabalho era de 40 horas por semana.

Na época, o salário inicial era de R$363 com acréscimo de compensação orgânica de 80% e de risco de vida de 40%. No entanto, com o passar do tempo, o valor foi reajustado. 

Os concorrentes foram avaliados por três etapas: prova objetiva, teste de avaliação física e teste de avaliação psicológica.

Na primeira fase, os participantes tiveram que responder a 100 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

A partir do número de acertos, os candidatos receberam notas de zero a dez pontos, sendo habilitado quem obteve o mínimo de cinco pontos. Na avaliação física, os convocados tiveram que realizar os exercícios de desenvolvimento com halter, barra, abdominal e corrida.

Os aprovados em todas as etapas ainda passaram por curso de formação de guardas municipais.