O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou nesta quinta-feira, 23, que o edital do concurso para Guarda Municipal será publicado na próxima semana, até 1º de julho. O prazo foi passado durante entrevista ao Bom Dia Mirante, da Rede Globo.
Segundo Braide, as provas devem ser realizadas no início do segundo semestre. A oferta será de 111 vagas para guardas municipais, cujo requisito é o ensino médio completo. As remunerações atualizadas não foram informadas.
O concurso tem a cobrança de exames objetivos e testes físicos. Os aprovados ainda passam por um curso de introdução à carreira, com aulas teóricas e práticas.
O Instituto Selecon foi definido como o organizador da seleção. Ele será responsável por receber as inscrições em seu site, viabilizar e aplicar as etapas, como provas objetivas.
A expectativa é que a prefeitura contrate pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia aos servidores após o estágio probatório.
A Guarda Municipal de São Luís, criada pela Lei 2.968 de 06 de julho de 1989, é uma corporação uniformizada e armada, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, regida sob a égide da hierarquia e disciplina.
De acordo com o prefeito Eduardo Braide, é necessário abrir um novo concurso Guarda Municipal de São Luís MA em função do baixo efetivo e também pela carência que o município enfrenta em suas ações de segurança.