Concurso Guarda Vila Velha ES: cargos do novo edital são criados
O concurso da Guarda de Vila Velha ES deve avançar em breve. O prefeito sancionou a lei que cria 60 cargos efetivos e favorece novo edital.
Autor:
Publicado em:21/06/2022 às 09:46
Atualizado em:21/06/2022 às 09:46
Novidade importantes acerca do novo concurso da Guarda de Vila Velha ES. A lei que cria os novos cargos efetivos foi oficialmente publicada e sancionada pelo prefeito Arnaldo Borgo Filho.
A criação é de 60 cargos de guarda municipal e que favorecerão o novo edital, previsto para sair ainda este ano.
O projeto de criação dos novos cargos era para ter sido enviado à Câmara desde janeiro, segundo Borgo, mas atrasou. No concurso, a previsão é preencher 120 vagas, sendo 60 imediatas e 60 por meio de cadastro de reserva.
"Agora em janeiro, enviaremos para a Câmara Municipal o projeto de lei em que a gente vai abrir 60 novas vagas e vai chamar mais 60, ou seja, 120 vagas de concurso público, que será aberto na cidade de Vila Velha”, disse o prefeito.
As vagas do cadastro poderão ser preenchidas durante todo o prazo de validade. O edital ainda não tem data, mas ganha força após a criação dos cargos.
A lei nº 6.654 de 15 de junho de 2022 foi publicada no Diário Oficial de Vila Velha e confirma a criação das vagas. As despesas desta lei já estão previstas no orçamento do município e a decisão já está em vigor.
Veja o documento na íntegra:
Lei da carreira é alterada
A lei que regulamenta a carreira de guarda municipal do município de Vila Velha foi alterada. O novo documento traz os requisitos atualizados para investidura no cargo:
ser brasileiro, nato ou naturalizado;
ter no mínimo 18 (dezoito) anos de idade na data da matrícula no Curso de Formação do respectivo concurso e no máximo 35 (trinta e cinco) anos de idade no primeiro dia de inscrição do respectivo concurso;
ter altura mínima, descalço e descoberto, de 1,65m (um metro e sessenta e cinco centímetros) para homens e de 1,60m (um metro e sessenta centímetros) para mulheres;
possuir, no mínimo, o ensino médio completo comprovado por meio de diploma ou histórico escolar emitido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC;
estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
ter sanidade física e mental;
ser aprovado em exame de aptidão psicológica para uso de arma de fogo;
ter aptidão física;
possuir idoneidade moral;
ser aprovado em exame toxicológico com amostra de queratina (cabelos ou pelo);
ser aprovado no curso de formação;
possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir no mínimo na categoria “AB”.
Quem confirmou foi a própria Administração de Vila Velha, após anúncio do prefeito durante a solenidade que marcou a comemoração dos 487 anos da cidade.
O prefeito, inclusive, convidou os candidatos e pelas redes sociais para fazer o novo concurso da Guarda de Vila Velha ES:
"Pode ir abrindo o livro pra estudar, apontando o lápis e comprando uma borracha nova. Vai treinando também as flexões, barras e dando aquelas corridas. Porque ano que vem vai ter concurso para agentes."
Concurso Guarda Vila Velha ES já tem comissão formada
Ainda em 2021, a Guarda de Vila Velha ES deu um passo importante rumo ao novo concurso e formou a comissão organizadora. O grupo montado visa acompanhar e fiscalizar os estudos, planejamento e execução do concurso.
De acordo com a portaria, a comissão é composta por representantes da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SEMDEST) e da Secretaria Municipal de Administração (Semad).
O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito será o presidente da comissão e a indicação dos membros será mediante ato interno.
Quando ocorreu o último concurso da Guarda de Vila Velha ES?
A Guarda de Vila Velha ES não realiza concurso de 2014, quando o último edital foi divulgado. Na época, foram ofertadas 100 vagas mais cadastro de reserva.
Na época, o salário foi de R$1.188 com adicional de 30% por periculosidade, além de escala extra para quem cumprisse 40 horas semanais.
A expectativa é de que o próximo concurso tenha a mesma estrutura do anterior, que contou com as seguintes etapas:
Prova objetiva;
Teste de aptidão física (TAF);
Avaliação psicológica;
Investigação de idoneidade moral; e
Curso de formação.
Na prova objetiva, foram cobradas 50 questões, versando por conteúdos de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.