Concurso IBGE depende da conclusão do atual CNU; saiba tudo!

Novo concurso IBGE dependerá da conclusão do atual Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que tem resultado final previsto para novembro.

Concursos Abertos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:13/07/2023 às 19:00
Atualizado em:19/11/2024 às 12:29

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda não definiu se realizará um novo concurso IBGE para o cargo de técnico em informações geográficas e estatísticas, de nível médio, em 2025.


Segundo o órgão, essa decisão dependerá da conclusão do atual Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), cujo resultado final será divulgado em 21 de novembro de 2024.


O edital do CNU trouxe 895 vagas, sendo 300 destinadas ao cargo de técnico, com remuneração inicial de R$5.008,24, incluindo o auxílio-alimentação de R$1 mil. O IBGE ressaltou que a ocupação das vagas oferecidas nesse edital será um fator determinante para decidir sobre futuras seleções.


Chegou a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!


As inscrições foram encerradas em 9 de fevereiro, realizadas através do portal GOV.br, com um total de 996.395 candidatos inscritos.


Os aprovados terão a possibilidade de serem lotados nas unidades do IBGE em todo o território nacional. O edital detalha a lista de cidades por cargo onde há disponibilidade para lotação.


Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida por Qconcursos, o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, explicou que a ideia é que os aprovados possam escolher sua lotação na ordem de classificação. Dessa forma, o candidato que estiver em primeiro lugar terá prioridade na escolha.


>>> Baixe de graça ebook com o perfil da Cesgranrio


Reestruturação das carreiras do IBGE


Uma importante novidade para os aprovados no concurso em andamento é a reestruturação das carreiras do IBGE, fruto de um acordo firmado entre o Governo Federal e os servidores do instituto.


As mudanças contemplam cargos de níveis médio e superior, como:


  • Pesquisa em informações geográficas e estatísticas;
  • Produção e análise de informações geográficas e estatísticas;
  • Planejamento, gestão e infraestrutura;
  • Suporte técnico em produção e análise;


Os cargos serão organizados em uma tabela única com 20 níveis e quatro classes. Não haverá redução nos salários iniciais, e os ganhos acumulados entre 2023 e 2026 deverão compensar a inflação e recuperar perdas econômicas de gestões anteriores.


Além da reestruturação específica para as carreiras do IBGE, todos os servidores do Poder Executivo Federal receberam um reajuste linear de 9% em 2023 e terão novos auxílios em 2024. Com cada categoria, o governo mantém mesas de negociação para atender às necessidades específicas, ampliando os ganhos e benefícios.


Os novos servidores serão contratados pelo regime estatutário, ou seja, com a garantia de estabilidade empregatícia após o período de estágio probatório.


→ Se deseja ingressar no IBGE, fique atento ao novo canal do WhatsApp do Qconcursos Folha Dirigida. Por meio dele, você acompanha todas as novidades em tempo real.



Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!


Terceira etapa para pesquisador em informações geográficas e estatísticas o concurso IBGE


O concurso IBGE, realizado por meio do Concurso Nacional Unificado (CNU), terá uma terceira etapa. O edital detalhando as regras, datas e estrutura dessa fase foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 14 de novembro.


De acordo com o IBGE, essa etapa é exclusiva para os candidatos ao cargo de pesquisador em informações geográficas e estatísticas, que oferece oito vagas imediatas.


Cronograma da terceira etapa


A terceira etapa será conduzida diretamente pelo IBGE, com as seguintes datas confirmadas:


  • Aplicação da etapa: de 2 a 5 de dezembro de 2024;
  • Divulgação do resultado preliminar: 10 de dezembro de 2024;
  • Prazo para recursos: 12 e 13 de dezembro de 2024;
  • Resultado final: 19 de dezembro de 2024.


Essa nova etapa será composta por uma prova didática, de caráter eliminatório e classificatório.



Como será a prova didática do concurso IBGE?


A prova didática será aplicada no formato de aula, com duração entre 50 e 60 minutos, e terá como objetivo avaliar o domínio e a clareza do candidato sobre o tema sorteado previamente.


O conteúdo será selecionado de um conjunto específico de tópicos e bibliografias, sendo o sorteio realizado com pelo menos 24 horas de antecedência.


No início da prova, os participantes deverão apresentar à comissão examinadora um plano de aula. A avaliação incluirá aspectos como:


  • Organização e exposição de ideias;
  • Domínio do conteúdo;
  • Didática e clareza na abordagem;
  • Uso adequado de materiais de apoio;
  • Coerência com o plano apresentado.


Além disso, a etapa incluirá uma arguição, com até 10 minutos de perguntas e respostas entre os examinadores e o candidato. A avaliação será realizada publicamente (exceto para concorrentes) e gravada para registro.


A nota final será a média das avaliações dos examinadores, sendo necessário atingir pelo menos 60 pontos para ser aprovado.


As provas ocorrerão na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), localizada no Rio de Janeiro, conforme o cronograma especificado no edital.


Para participar da terceira etapa, o candidato deve obrigatoriamente ter sido aprovado nas duas primeiras fases do CNU, respeitando a classificação por cargo/especialidade e o número de vagas definido nos editais.


Vale lembrar que o cargo de pesquisador está incluído nos Blocos 2, 3 e 5 do edital. Os aprovados na terceira etapa serão lotados na ENCE, também no Rio de Janeiro.


Cargos e vagas do concurso IBGE em andamento


O concurso IBGE para efetivos trouxe 895 vagas em cargos dos níveis médio e superior, distribuídas por blocos temáticos do CNU.


Ao todo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística oferta vagas em 7 dos 8 blocos temáticos disponíveis no Concurso Unificado, não estando presente apenas no "Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor".


Veja a divisão das vagas do IBGE por bloco temático no CNU:


Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - analista de gestão e infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas (para as especialidades de Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Geoprocessamento): 13 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - tecnologista em informações geográficas e estatísticas (para as especialidades de Geoprocessamento, Engenharia de produção, gestão em pesquisa, cartografia e geodésia): 120 vagas.


Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informação: 597 vagas

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - analista de planejamento, gestão e infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas (para as especialidades de Desenvolvimento e Tecnologia da Informação; Redes e telecomunicações; infraestrutura e suporte de Tecnologia da Informação): 70 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas - estatística: 4 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - tecnologista em informações geográficas e estatísticas (para as especialidades de métodos quantitativos; ciência de dados; web design e produção gráfica; estatística): 48 vagas.


Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas - Geografia: 2 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - tecnologista em informações geográficas e estatísticas (para as especialidades de Análise florestal; análise agrícola e pecuária; análise ambiental; Biologia; Geografia): 27 vagas.


Bloco 5: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas - Psicopedagogia: 1 vaga;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - pesquisador em informações geográficas e estatísticas - Demografia: 2 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - tecnologista em informações geográficas e estatísticas - Demografia: 1 vaga.


Bloco 6: Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Analista de Planejamento, Gestão e
  • Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas - Relações Internacionais: 3 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas - Economia: 29 vagas.


Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas - Ciências contábeis e gestão de pesquisa: 26 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas - Planejamento, Orçamento e gestão administrativa, auditoria e corregedoria: 152 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas - Letras (português-inglês): 4 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas - Educação corporativa e administração escolar: 6 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas - Planejamento e gestão técnica, Planejamento e gestão administrativa: 41 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas - Arquivologia: 2 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas - Biblioteconomia: 4 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas - Comunicação social: 28 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas - História: 2 vagas;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas - Produção audiovisual e publicidade e propaganda: 10 vagas.


Bloco 8: Nível intermediário: 300 vagas


Confira a divisão de vagas por cargo

Nível médio

  • técnico em informações geográficas e estatísticas (300).


Nível superior

  • analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas (275 vagas);
  • tecnologista em informações geográficas e estatísticas (312); e
  • pesquisador em informações geográficas e estatísticas (oito).


Além disso, poderá ser formado um cadastro de reserva para convocações futuras. Os aprovados além das vagas imediatas poderão ser convocados durante todo o prazo de validade.


Qual o salário do IBGE?

As remunerações dos servidores efetivos do IBGE, atualmente, são as seguintes:

  • técnicoR$4.666,24 (reajustado e com auxílio alimentação*).
  • analistaR$9.111 (reajustado e com auxílio alimentação*);
  • tecnologistaR$9.111 (reajustado e com auxílio alimentação*); e
  • pesquisadorR$10.891,67 (reajustado e com auxílio alimentação*).


*O valor do auxílio-alimentação é de R$658.


→ Concurso IBGE: conheça os salários e benefícios dos aprovados


Atribuições dos cargos

Analistas de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas → As principais atribuições são voltadas para o exercício de atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências institucionais e legais a cargo do IBGE.


Tecnologistas em informações geográficas e estatísticas → as atribuições são voltadas às atividades especializadas de produção, análise e disseminação de dados e informações de natureza estatística, geográfica, cartográfica, geodésica e ambiental; conforme estabelecido no artigo 71, incisos II e IV, da Lei nº 11.355, de 19 de outubro de 2006.


Pesquisadores em informações geográficas e estatísticas → as atribuições são voltadas às atividades especializadas de ensino e pesquisa científica, tecnológica e metodológica em matéria estatística, geográfica, cartográfica, geodésica e ambiental, conforme estabelecido no art. 71, incisos I, II e IV, da Lei nº 11.355, de 19 de outubro de 2006, e alterações posteriores.


Técnicos em informações geográficas e estatísticas → as atribuições são voltadas para o suporte e o apoio técnico especializado às atividades do IBGE - ensino, pesquisa, produção, análise e disseminação de dados e informações de natureza estatística, geográfica, cartográfica, geodésica e ambiental.


Além das atribuições gerais, os trabalhadores são distribuídos por áreas específicas com diferentes responsabilidades de acordo com o setor.


Para desempenhar as funções é necessário que o nomeado possua capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar o trabalho, capacidade motora para manusear microcomputador e seus periféricos durante a realização do trabalho, acuidade visual para realizar o trabalho e agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos nos cronogramas das atividades e de acordo com o padrão de qualidade requerido.


Etapas do concurso IBGE

As provas do IBGE serão realizadas por meio do Concurso Unificado. O cronograma prevê a aplicação dos exames no dia 5 de maio, em dois turnos.


As provas ocorrerão de forma simultânea, em 220 cidades brasileiras (distribuídas pelas cinco regiões do país).


A aplicação ocorrerá da seguinte forma:

Manhã - 2h30 de duração

  • Nível médio: prova objetiva, contendo 20 questões, e redação; e
  • Nível superior: prova objetiva de Conhecimentos Gerais, contendo 20 questões, mais discursiva Específica do bloco.

Tarde - 3h30 de duração

  • Nível médio: prova objetiva, contendo 40 questões; e
  • Nível superior: prova objetiva de Conhecimentos Específicos, contendo 50 questões.


Para não ser eliminado do Concurso Unificado, o candidato não poderá obter nota inferior a 40% da pontuação, nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicas.


No caso da prova discursiva, será eliminado o candidato que obtiver nota igual a zero na etapa.


Em 30 de janeiro o IBGE passou por uma retificação. Com a mudança, a seleção passa a incluir a prova de títulos.


>> Comece a estudar para o concurso IBGE


Disciplinas exigidas no concurso IBGE

Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharias

No caso das especialidades do IBGE presentes no Bloco 1, os candidatos serão avaliados, além das provas objetiva e discursiva, por exames de títulos, que valerá 5% do total de pontos previstos do somatório das etapas presentes.


A prova objetiva contará com 70 itens (20 de Conhecimentos Gerais e 50 Específicos). Enquanto a parte de Conhecimentos Gerais terá peso único, a Específica terá seu peso de acordo com cada especialidade do IBGE.


Serão, ao todo, cinco eixos temáticos. Veja:

Conhecimentos Gerais

  • Políticas Públicas - 20 questões

Conhecimentos Específicos

  • Eixo Temático 1 - Gestão Governamental e Governança Pública - 10 questões;
  • Eixo Temático 2 - Políticas Públicas - 10 questões;
  • Eixo Temático 3 - Gestão Ambiental e Tecnológica, Sustentabilidade e Energia - 10 questões;
  • Eixo Temático 4 - Planejamento e Gestão de Obras, Políticas Públicas de Infraestrutura e Acessibilidade - 10 questões;
  • Eixo Temático 5 - Engenharia Cartográfica e Geoprocessamento - 10 questões.


Confira abaixo o peso de cada eixo temático para as especialidades do IBGE do Bloco 1:

Peso por eixo temático das especialidades do concurso IBGE encontradas no Bloco 1 do CNU

(Foto: reprodução)


Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informação

No caso das especialidades do IBGE presentes no Bloco 2 do CNU, os candidatos serão avaliados por meio e provas objetivas e discursivas.


A prova objetiva contará com 70 itens (20 de Conhecimentos Gerais e 50 Específicos). Enquanto a parte de Conhecimentos Gerais terá peso único, a Específica terá seu peso de acordo com cada especialidade do IBGE.


Serão, ao todo, cinco eixos temáticos. Veja:

Conhecimentos Gerais

  • Políticas Públicas - 20 questões;

Conhecimentos específicos

  • Eixo Temático 1 - Gestão Governamental e Governança Pública - 10 questões;
  • Eixo Temático 2 - Políticas Públicas - 10 questões;
  • Eixo Temático 3 - Gerência e Suporte da Tecnologia da Informação - 10 questões;
  • Eixo Temático 4 - Desenvolvimento de Software - 10 questões;
  • Eixo Temático 5 - Apoio à Decisão, Inteligência Artificial e Métodos Quantitativos - 10 questões;


Confira abaixo o peso de cada eixo temático para as especialidades do IBGE do Bloco 2:

Peso por eixo temático das especialidades do concurso IBGE encontradas no Bloco 2 do CNU

(Foto: reprodução)


-> Acesse a questões anteriores do concurso IBGE e avance nos seus estudos!


Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas

No caso das especialidades do IBGE presentes no Bloco 3 do CNU, os candidatos serão avaliados por meio e provas objetivas e discursivas.


A prova objetiva contará com 70 itens (20 de Conhecimentos Gerais e 50 Específicos). Enquanto a parte de Conhecimentos Gerais terá peso único, a Específica terá seu peso de acordo com cada especialidade do IBGE.


Serão, ao todo, cinco eixos temáticos. Veja:


Conhecimentos Gerais

  • Políticas Públicas - 20 questões;


Conhecimentos específicos

  • Eixo Temático 1 - Gestão Governamental e Governança Pública - 10 questões;
  • Eixo Temático 2 - Políticas Públicas - 10 questões;
  • Eixo Temático 3 - Caracterização da Paisagem no meio Rural - 10 questões;
  • Eixo Temático 4 - Práticas de Produção Agropecuária no meio Rural - 10 questões;
  • Eixo Temático 5 - Desenvolvimento Sustentável no meio Rural - 10 questões;


Confira abaixo o peso de cada eixo temático para as especialidades do IBGE do Bloco 3:

Peso por eixo temático das especialidades do concurso IBGE encontradas no Bloco 3 do CNU

(Foto: reprodução)


Bloco 5: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

No caso das especialidades do IBGE presentes no Bloco 5 do CNU, os candidatos serão avaliados por meio e provas objetivas e discursivas.


A prova objetiva contará com 70 itens (20 de Conhecimentos Gerais e 50 Específicos). Enquanto a parte de Conhecimentos Gerais terá peso único, a Específica terá seu peso de acordo com cada especialidade do IBGE.


Serão, ao todo, cinco eixos temáticos. Veja:


Conhecimentos Gerais

  • Políticas Públicas - 20 questões;


Conhecimentos específicos

  • Eixo Temático 1 - Gestão Governamental e Governança Pública - 10 questões;
  • Eixo Temático 2 - Políticas Públicas: Educação, Ciência e Tecnologia e Justiça - 10 questões;
  • Eixo Temático 3 - Políticas Públicas: Saúde e Desenvolvimento Social - 10 questões;
  • Eixo Temático 4 - Direitos Humanos, Direitos dos Povos Originários e das Populações Tradicionais - 10 questões;
  • Eixo Temático 5 - Pesquisa e Avaliação - 10 questões.


Confira abaixo o peso de cada eixo temático para as especialidades do IBGE do Bloco 5:

Peso por eixo temático das especialidades do concurso IBGE encontradas no Bloco 5 do CNU

(Foto: reprodução)


Bloco 6: Setores Econômicos e Regulação

No caso das especialidades do IBGE presentes no Bloco 6 do CNU, os candidatos serão avaliados por meio e provas objetivas e discursivas.


A prova objetiva contará com 70 itens (20 de Conhecimentos Gerais e 50 Específicos). Enquanto a parte de Conhecimentos Gerais terá peso único, a Específica terá seu peso de acordo com cada especialidade do IBGE.


Serão, ao todo, cinco eixos temáticos. Veja:

Conhecimentos Gerais

  • Políticas Públicas - 20 questões;


Conhecimentos específicos

  • Eixo Temático 1 - Gestão Governamental e Governança Pública - 10 questões;
  • Eixo Temático 2 - Políticas Públicas e Análise de Dados - 10 questões;
  • Eixo Temático 3 - Economia, Economia Solidária e Contextos Internacional - 10 questões;
  • Eixo Temático 4 - Orçamento Público, Contabilidade e Regulação - 10 questões;
  • Eixo Temático 5 - Inglês - 10 questões.


Confira abaixo o peso de cada eixo temático para as especialidades do IBGE do Bloco 6:

Peso por eixo temático das especialidades do concurso IBGE encontradas no Bloco 6 do CNU

(Foto: reprodução)


Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública

No caso das especialidades do IBGE presentes no Bloco 7 do CNU, os candidatos serão avaliados por meio e provas objetivas e discursivas.


A prova objetiva contará com 70 itens (20 de Conhecimentos Gerais e 50 Específicos). Enquanto a parte de Conhecimentos Gerais terá peso único, a Específica terá seu peso de acordo com cada especialidade do IBGE.


Serão, ao todo, cinco eixos temáticos. Veja:

Conhecimentos Gerais

  • Políticas Públicas - 20 questões;


Conhecimentos específicos

  • Eixo Temático 1 - Gestão Governamental e Governança Pública: Estratégia, Pessoas, Projetos e Processos - 10 questões;
  • Eixo Temático 2 - Gestão Governamental e Governança Pública: Riscos, Inovação, Participação Logística e Patrimônio - 10 questões;
  • Eixo Temático 3 - Políticas Públicas e Noções de Estatística - 10 questões;
  • Eixo Temático 4 - Administração Financeira e Orçamentária, Contabilidade e Compras na Administração Pública - 10 questões;
  • Eixo Temático 5 - Comunicação, Gestão Documental, Transparência e Proteção de Dados - 10 questões;


Confira abaixo o peso de cada eixo temático para as especialidades do IBGE do Bloco 7:

Peso por eixo temático das especialidades do concurso IBGE encontradas no Bloco 7 do CNU

(Foto: reprodução)


Bloco 8: Nível intermediário

No caso das especialidades do IBGE de nível médio, presentes no Bloco 8 do CNU, os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e redação.


A prova objetiva contará com 60 itens, sendo exigidos conhecimentos em:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Direto;
  • Matemática; e
  • Realidade Brasileira.


Cronograma do Concurso Nacional Unificado

Quer ficar por dentro do CPNU e não perder nenhum detalhe? Confira a seguir as principais datas do Concurso Público Nacional Unificado para garantir presença na seleção:

  • 10 de janeiro de 2024 – publicação do edital;
  • 19 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024 – inscrições;
  • 29 de fevereiro de 2024 – divulgação dos dados finais de inscrições;
  • 29 de abril de 2024 – divulgação dos cartões de confirmação;
  • 5 de maio de 2024 – aplicação das provas;
  • 3 de junho de 2024 – divulgação dos resultados; das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação;
  • 30 de julho de 2024 – divulgação final dos resultados;
  • 5 de agosto de 2024 – início da convocação para posse e cursos de formação.


Como foi último concurso IBGE

O último concurso para efetivos do IBGE foi aberto em 2015 com 600 vagas de níveis médio e superior. Na ocasião, os candidatos a técnico foram avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. 


A banca organizadora foi a FGV.


Foram quatro horas de aplicação durante as quais os candidatos tiveram que responder a 60 questões, sendo

  • 20 de Português
  • 15 de Geografia
  • 15 de Matemática
  • 10 Conhecimentos sobre o IBGE.


Em português, disciplina com maior número de questões, o assunto que mais foi cobrado foi Interpretação de Textos, com 12 questões.


Já em Geografia, as mais cobradas foram as de Urbanização: 3 questões e Urbanização brasileira: 3 questões.


→ Concurso IBGE efetivos: Saiba como foi a concorrência no RJ


Veja o que cai no concurso IBGE em Português


No último concurso, a disciplina de Português cobrou os seguintes assuntos:


Interpretação de Textos 12 questões

Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto 9 questões

Morfologia - Verbos 2 questões

Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro) 1 questão

Sintaxe 4 questões

Concordância verbal, Concordância nominal 2 questões

Morfologia - Pronomes 1 questão

Pronomes demonstrativos 1 questão

Funções da Linguagem: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética 1 questão

Tipologia Textual 1 questão

Gêneros Textuais 1 questão

Morfologia 1 questão

Conjunções: Relação de causa e consequência 1 questão

Orações subordinadas adverbiais: Causal, Comparativa, Consecutiva, Concessiva, Condicional 1 questão

Uso dos conectivos 1 questão

Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos 1 questão

Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo) 1 questão

Termos integrantes da oração: Objeto direto, Objeto indireto, Complemento nominal, Agente da Passiva 1 questão


>> Confira quis os assuntos cobrados e a quantidade de questões em cada disciplina


Inscritos no último concurso

O concurso para 600 vagas efetivas do IBGE contabilizou 511.185 inscritos.


Esse quantitativo leva em conta as condições de disputa de ampla concorrência, deficientes e cotistas negros, sendo:


  • 476.437 concorrendo às vagas de técnico
  • 34.748 às vagas de analista e tecnologista


Nota de corte do IBGE

  • A cidade com o maior quantitativo de inscritos em 2015 foi São Paulo, com o total de 31, sendo 24 para ampla concorrência. 
  • Neste caso, o último aprovado dentro do número de vagas, ou seja, o que ficou em 31º lugar, teve a nota final de 52 pontos. Ao todo, a prova tinha 60 questões, cada uma valendo um ponto. 
  • Percentual de acertos necessário na prova, portanto, foi de 87% 


→ Concurso IBGE efetivos: confira nota de corte do Rio de Janeiro


Onde é o local de trabalho do IBGE?

O concurso do IBGE é uma seleção nacional, ou seja, pode trazer vagas para as unidades presentes pelo Brasil. No entanto, algumas regiões costumam ter mais vagas.

Em 2015, RJ, SP, MG e BA concentraram metade das 600 vagas do concurso. Veja a distribuição:


  • Rio de Janeiro (154 vagas)
  • São Paulo (58)
  • Minas Gerais (48)
  • Bahia (40)
  • AC (5)
  • AL (8) 
  • AP (2)
  • AM (9)
  • CE (24)
  • DF (21)
  • ES (10)
  • GO (19)
  • MA (12)
  • MS (6)
  • MT (9)
  • PA (20)
  • PB (8)
  • PE (26)
  • PI (11)
  • PR (31)
  • RN (9)
  • RO (6) 
  • RS (31)
  • SC (20)
  • SE (8) 
  • TO (5)


Materiais gratuitos

Acelere seus estudos com a ajuda do Qconcursos. Você pode acessar:

Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram! 


Clique e saiba mais