Concurso IBGE para 6.500 vagas tem bancas contratadas
O concurso IBGE 2021, que não visa ao Censo Demográfico, tem duas bancas contratadas que, juntas, oferecerão 6.500 vagas temporárias.
Autor:
Publicado em:01/02/2021 às 06:57
Atualizado em:01/02/2021 às 06:57
O concurso IBGE 2021, que não visa ao Censo Demográfico, terá duas bancas organizadoras. Conforme extrato de dispensa de licitação publicado nesta segunda-feira, 1º no Diário Oficial da União, a seleção com 6.500 vagas temporárias terá as seguintes responsáveis:
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe); e
Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
As organizadoras serão responsáveis por selecionar até 6.500 temporários. Os aprovados realizarão as pesquisas feitas comumente pelo IBGE. Desta forma, eles não irão atuar no Censo Demográfico, que ocorrerá em 2021 e contará com mais de 207 mil vagas.
Ao que tudo indica, serã publicados dois editais, sendo um nacional e outro regional, com foco no Rio de Janeiro. A informação foi passada por fontes da Folha Dirigida.
Segundo informações, as oportunidades de agente de pesquisa e mapeamento (5.623 vagas) e supervisor de coleta e qualidade (552) seriam distribuídas para todo país e organizadas por uma banca organizadora.
Já outra banca ficaria responsável pelo edital do Rio de Janeiro, com 325 vagas nos cargos de agente de pesquisa por telefone (300) e supervisor de pesquisa (25).
Novo concurso IBGE tem requisitos definidos
O IBGE está autorizado a contratar até 6.500 temporários. Estes profissionais realizarão as pesquisas feitas comumente pelo Instituto.
O prazo de duração dos contratos será de até um ano, cabendo prorrogação. Os candidatos serão selecionados por meio de um processo seletivo.
O IBGE definirá ainda a remuneração para cada cargo. As vagas previstas são para as seguintes funções:
agente de pesquisa e mapeamento (5.623 vagas) - nível médio;
supervisor de coleta e qualidade (552 vagas) - nível médio;
agente de pesquisa por telefone (300) - nível médio; e
supervisor de pesquisa (25) - nível superior.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Resumo sobre a seleção
Órgão: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Cargos: agente de pesquisa e mapeamento, supervisor de coleta e qualidade, agente de pesquisa por telefone e supervisor de pesquisa.
Vagas:6.500 temporárias
Requisito: níveis médio e superior
Remuneração: a definir
Bancas: Cebraspe e IBFC
Edital: até março de 2021
Status: em processo de contratação da banca
Censo 2021 tem mais de 207 mil vagas autorizadas
Além desta seleção com 6.500 oportunidades temporárias, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também abrirá um processo seletivo com mais de 207 mil vagas temporárias.
Neste caso, o novo aval foi publicado na última sexta-feira, 29 de janeiro. Ao todo, estão previstos dois editais, com vagas para todo o país.
A primeira seleção terá mais de 207 mil vagas temporárias, com os mesmos cargos que foram oferecidos no edital de 2020, suspenso devido à pandemia de Covid-19.
A autorização também incluiu o segundo edital que será publicado pelo IBGE para a realização do Censo 2021. Neste caso, permanecem as 192 vagas anteriormente autorizados para as carreiras de:
agente censitário de pesquisa por telefone - nível médio (180 oportunidades); e
supervisor censitário de pesquisa e codificação - nível superior (12).
Além do aval para o posto de codificador, que exigirá o nível médio dos candidatos. Para esse cargo estão autorizadas 120 vagas.
Desta forma, o concurso IBGE 2021 contará com 207.332 vagas ao todo. Confira o quadro abaixo:
Com o novo aval, um novo processo de escolha da banca pode ser realizado. Desta forma, o Cebraspe seria uma das bancas mais cotadas para organizar o primeiro edital, já que em 2020 a banca foi a escolhida.
Para o segundo edital, o processo de escolha da banca já está em andamento. As remunerações serão definidas pelo IBGE. Os valores citados acima são referentes aos praticados na seleção de 2020.