Em resposta à Folha Dirigida, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística confirmou a distribuição das vagas pelas bancas escolhidas. Desta forma, a divisão será a seguinte:
Cebraspe
agente de pesquisas e mapeamento (5.623 vagas) - nível médio;
agente de pesquisas por telefone (300) - nível médio; e
supervisor de coleta e qualidade (552 vagas) - nível médio.
IBFC
supervisor de pesquisa (25) - nível superior.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Ao que tudo indica, serão publicados dois editais, sendo um nacional e outro regional, com foco no Rio de Janeiro. A informação foi passada por fontes da Folha Dirigida, mas ainda não foram confirmadas pelo Instituto.
Segundo informações, as oportunidades de agente de pesquisa e mapeamento e supervisor de coleta e qualidade seriam distribuídas por todo país, enquanto as vagas de agente de pesquisa por telefone e supervisor de pesquisa seriam para o Rio de Janeiro.
Os aprovados nesta seleção realizarão as pesquisas feitas comumente pelo IBGE. Desta forma, eles não irão atuar no Censo Demográfico, que ocorrerá em 2021 e contará com mais de 207 mil vagas.
Órgão: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Cargos: agente de pesquisa e mapeamento, supervisor de coleta e qualidade, agente de pesquisa por telefone e supervisor de pesquisa.
Vagas:6.500 temporárias
Requisito: níveis médio e superior
Remuneração: a definir
Bancas: Cebraspe e IBFC
Edital: até março de 2021
Status: em processo de contratação da banca
Censo 2021 tem mais de 207 mil vagas autorizadas
Além desta seleção com 6.500 oportunidades temporárias, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também abrirá um processo seletivo com mais de 207 mil vagas temporárias.
Neste caso, o novo aval foi publicado na última sexta-feira, 29 de janeiro. Ao todo, estão previstos dois editais, com vagas para todo o país.
A primeira seleção terá mais de 207 mil vagas temporárias, com os mesmos cargos que foram oferecidos no edital de 2020, suspenso devido à pandemia de Covid-19.
A autorização também incluiu o segundo edital que será publicado pelo IBGE para a realização do Censo 2021. Neste caso, permanecem as 192 vagas anteriormente autorizados para as carreiras de:
agente censitário de pesquisa por telefone - nível médio (180 oportunidades); e
supervisor censitário de pesquisa e codificação - nível superior (12).
Além do aval para o posto de codificador, que exigirá o nível médio dos candidatos. Para esse cargo estão autorizadas 120 vagas.
Desta forma, o concurso IBGE 2021 contará com 207.332 vagas ao todo. Confira o quadro abaixo:
Com o novo aval, um novo processo de escolha da banca pode ser realizado. Desta forma, o Cebraspe seria uma das bancas mais cotadas para organizar o primeiro edital, já que em 2020 a banca foi a escolhida.
Para o segundo edital, o processo de escolha da banca já está em andamento. As remunerações serão definidas pelo IBGE. Os valores citados acima são referentes aos praticados na seleção de 2020.