A realização do próximo concurso Petrobras está incluída no planejamento da Fundação Cesgranrio para 2026. A informação foi confirmada pela banca à reportagem nesta quinta-feira, dia 15.
De acordo com a fundação, no entanto, ainda não há sinal verde oficial da Petrobras nem data definida para a publicação do edital.
Vale lembrar que a Cesgranrio possui contrato vigente com a Petrobras até 2028, o que possibilita a realização de quantos concursos forem necessários dentro desse período. O vínculo foi firmado em 2024.
Na ocasião, o Qconcursos Folha Dirigida questionou a Petrobras sobre a contratação da banca e o prazo para novos concursos.
Em resposta à reportagem, a estatal informou que avalia regularmente a composição do seu quadro de pessoal e a necessidade de novos ingressos, que ocorrem por meio de processos seletivos públicos.
"A Petrobras acompanha e avalia de modo permanente a composição de seus quadros e a necessidade de ingressos por meio de Processos Seletivos Públicos (PSP) como parte da sua política de recursos humanos e gestão de efetivo. Nesse momento, não existe previsão de realização de novo PSP", disse a empresa.
O fato de o contrato com a Cesgranrio já estar assinado pode dar mais agilidade à publicação do edital, assim que a Petrobras decidir realizar uma nova seleção.
É importante destacar que a Petrobras, por ser uma empresa pública, não depende de autorização de órgãos federais para abrir concursos.
Além disso, a estatal não costuma divulgar antecipadamente os preparativos pré-edital, o que indica que o documento pode ser publicado sem aviso prévio.
Janeiro é o mês de começar! Garanta o plano completo do Qconcursos e saia na frente em 2026.

Novo concurso Petrobras está no radar da Cesgranrio para este ano
(Foto: Agência Petrobras/Geraldo Falcão)
A expectativa é que próximo concurso deve trazer oportunidades em cargos de nível superior. Isso porque a estatal não realiza seleção para esse segmento desde 2021, quando ofertou 757 vagas.
Todos os aprovados naquela oportunidade já foram convocados e o prazo de validade chegou ao fim.
Além disso, a empresa costuma seguir um intervalo de, no máximo, três anos entre os concursos, o que reforça as chances de um novo edital nos próximos meses.
Em entrevista ao Qconcursos Folha Dirigida no final de 2025, o presidente da Cesgranrio, Jairo Henrique, confirmou que a banca também tem como meta a realização de outros concursos em 2026, como Transpetro, Banco do Brasil e Casa da Moeda.
► Confira a entrevista completa com o presidente da Fundação Cegranrio!
PDV pode abrir espaço para novo concurso Petrobras
A Petrobras aprovou um novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV), com estimativa de até 1.100 empregados desligados ao longo de 2026. A medida faz parte da política de renovação gradual do quadro de pessoal da estatal e pode favorecer a realização de um novo concurso Petrobras.
Segundo a empresa, o programa é voltado a empregados da Petrobras Controladora aposentados pelo INSS antes da Reforma da Previdência. Os desligamentos ocorrerão de forma escalonada ao longo de 2026, criando a necessidade de reposição de pessoal em áreas técnicas e administrativas.
Embora o PDV seja apresentado pela estatal como um mecanismo de gestão e transição de carreira, sindicatos avaliam que os desligamentos reforçam a necessidade de reposição de pessoal por meio de concursos públicos.
Com esse cenário, cresce a expectativa por um novo processo seletivo público nos próximos meses.
>> Faça a prova do último concurso Petrobras, organizado pela Cesgranrio, e teste seus conhecimentos!
Petrobras teve concurso para nível médio/técnico prorrogado
O prazo de validade do último edital para cargos de nível técnico da Petrobras, publicado em 2023, foi prorrogado até junho de 2027.
Dessa forma, a empresa pode convocar mais aprovados do cadastro de reserva, que reúne cerca de 3,1 mil candidatos aguardando chamada.
A Federação Única dos Petroleiros cobrou publicamente as novas convocações, defendendo que parte do déficit de pessoal seja suprida com os aprovados.
"Ao longo dos últimos meses, diretores da FUP e integrantes do movimento participaram de agendas em Brasília, entregaram documentos a parlamentares e ministros, dialogaram com representantes do Governo Federal e aprofundaram o debate sobre a recomposição do quadro de trabalhadores e trabalhadoras da Petrobras, uma demanda também defendida pela federação desde o início das negociações do Acordo Coletivo", disse a FUB, em nota.
Com edital publicado no final de 2023, o concurso ofertou 916 vagas para contratação imediata e 5.496 para formação de cadastro de reserva. A remuneração inicial é acima de R$5,8 mil, além dos benefícios.
Essa seleção da Petrobras, que ofertou vagas para profissional de nível técnico júnior, ainda tem cerca de 3,1 mil pessoas aguardando a convocação em cadastro de reserva.
As chamadas são referentes ao concurso Petrobras 2023.2, cujas provas foram realizadas no ano passado.
Comece a estudar gratuitamente para concursos. Cadastre-se e tenha acesso a videoaula, questões, gabaritos e mais!

















