Concurso IBGE: editais de agentes e recenseadores são retificados

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística retificou os seus editais complementares dos concursos IBGE, para agentes e recenseadores.

Autor:
Publicado em:29/07/2022 às 10:11
Atualizado em:29/07/2022 às 10:11

Os interessados e inscritos nos recentes concursos IBGE devem ficar atentos aos cronogramas das seleções. Publicado na última quinta-feira, 28, o edital complementar para recenseadores teve mudança em seu cronograma.

Agora, as inscrições para as mais de 15 mil vagas podem ser realizadas até a próxima quarta-feira, 3 de agosto, no site do IBGE. Antes, a previsão de término estava marcada para segunda, 1º.

Além disso, o resultado final desta seleção foi adiado do dia 10 para o dia 15 de agosto, com mudanças também nas datas de avaliação dos currículos a serem enviados. 

Já o edital anterior, que foi publicado na última segunda-feira, 25, teve os seus resultados adiados. Pelo cronograma inicial, a partir do témino das inscrições (27/07), seria publicado no dia 28 deste mês a relação preliminar de inscritos e da análise de títulos.

No entanto, em comunicado, o Institito adiou esta etapa, informando que "a nova data de divulgação, bem como as demais datas previstas no cronograma, serão divulgadas na próxima semana". 

Neste caso, são oferecidas 398 vagas, nos cargos de agente censitário municipal (119) e agente censitário supervisor (279).

Novo edital do concurso IBGE oferece 15.075 vagas

Publicado na última quinta-feira, 28, o novo edital complementar do concurso IBGE oferece 15.075 vagas, que estão distribuídas por diversas cidades em 18 estados brasileiros.

Conforme o edital complementar, para concorrer, é preciso ter o nível fundamental completo. Já a remuneração será por produção. Confira aqui o simulador! 

O contrato inicial será de três meses, cabendo prorrogação, com uma jornada de trabalho recomendável de, no mínimo, 25 horas, além da participação integral e obrigatória em um treinamento do IBGE.

As inscrições para o edital complementar já estão abertas e seguem assim até a próxima quarta-feira, 3 de agosto. A participação no processo seletivo é gratuita. 

As inscrições são online, mediante o preenchimento do formulário disponibilizado no site do IBGE. O processo seletivo será feito por meio de uma análise de títulos.

resultado final está previsto para ser publicado no dia 15 de agosto. Após o resultado final, os aprovados serão convocados para o treinamento e iniciarão nas atividades de forma imediata, considerando que o Censo terá início na próxima segunda, 1º.

Concurso IBGE tem cronogramas alterados em editais complementares (Foto: Divulgação)
Concurso IBGE tem cronogramas alterados em
editais complementares (Foto: Divulgação)

Após concurso, IBGE já divulgou 14 editais complementares

O recente edital foi o 14º do IBGE somente este ano. Nas últimas duas semanas, três documentos foram divulgados, contando com o da última quinta-feira, 28.

Antes desse, o mais recente, divulgado no último dia 25, trouxe 398 vagas, nos cargos de agente censitário municipal (119) e agente censitário supervisor (279). No dia 18 de julho, o Instituto ofereceu vagas para coordenadores.

Já em junho, no dia 15, um edital foi publicado com 840 vagas para agentes censitários, mesmo cargo oferecido na nova seleção.

Anteriormente, o Instituto selecionou para o preenchimento de 48 mil vagas, no cargo de recenseador, de nível fundamental. Neste caso, os aprovados já foram convocados e iniciaram seus treinamentos. 

Além destes, o IBGE também já publicou editais com 133 vagas para o cargo de agente censitário de informática, e 106 vagas nos cargos de agente censitário operacional (97) e coordenador censitário de subárea (nove).

A primeira seleção aberta no ano foi para os cargos que ficaram vagos após a seleção de agente censitário de pesquisa por telefone, no Rio de Janeiro.

"O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que no PSS complementar há análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição", explicou o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros.