Sem concurso, IBGE abre 1.261 vagas para agente e recenseador no ES

Mesmo após o seu concurso, IBGE segue com seleções abertas, desta vez, de forma descentralizada, com 1.261 vagas no Espírito Santo.

Autor:
Publicado em:17/10/2022 às 11:02
Atualizado em:17/10/2022 às 11:02

Mesmo após a realização do seu concurso IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística segue com vagas abertas no país, para atuação no Censo 2022. Desta vez, 1.261 oportunidades são oferecidas pela superintendência do Espírito Santo. 

Segundo o IBGE, essas novas seleções ocorrem "de forma descentralizada, de acordo com as necessidades de cada unidade estadual".

Na última semana, por exemplo, foram oferecidas mais de 2.700 vagas no Ceará, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Agora, das 1.261 vagas no Espírito Santo, 1.256 são para a função de recenseador, em 49 municípios, além de mais cinco oportunidades para agente censitário supervisor, em três cidades.

Para o cargo de agente censitário supervisor, a escolaridade exigida é o nível médio. Os aprovados serão contratados pelo período de cinco meses e terão ganhos de R$1.700, além dos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.

Já para o cargo de recenseador, a escolaridade exigida é o nível fundamental. A jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 horas. O salário é por produção e pode ser calculada no site do IBGE, por meio de um simulador.

Além dos auxílios treinamento e locomoção, o recenseador tem direito a salário família (para quem tem filhos até 14 anos), férias e gratificação natalina proporcionais.

Inscrições são presenciais e aceitas até dia 20

As inscrições para a seleção descentralizada do IBGE, no Espírito Santo, já estão abertas e podem ser realizadas até a próxima quinta-feira, 20.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, nos locais indicados nos arquivos em anexo, no site do IBGE.

Os candidatos passarão por um treinamento, antes de serem contratados para o trabalho de campo.

Após concurso, IBGE descentraliza contratações e ajusta simulador de remuneração (Foto: Tania Rego/Agência Brasil)
Após concurso, IBGE descentraliza contratações
e abre vagas no ES (Foto: Tania Rego/Agência Brasil)

IBGE ajusta simulador de remuneração

Os recenseadores atuam com uma remuneração por produção, que é calculada por setor censitário, unidades recenseadas, tipo de questionário e registro no controle da coleta de dados.

Após atrasos nos pagamentos e reclamações dos temporários, o IBGE apostou em uma melhora na remuneração. Desta forma, o simulador dos ganhos foi ajustado e pode ser acessado pelos trabalhadores no site do Instituto 

Segundo o IBGE, foi desenvolvida uma nova versão da calculadora, após verificar que eram necessários ajustes significativos para melhor representar os valores pagos atualmente pela operação de campo.

"Os resultados da estimativa de produção apresentados pela primeira versão da calculadora se mostraram distantes dos valores efetivamente pagos a grande parte dos recenseadores", disse o Instituto.

Após concurso, IBGE aposta em MEIs, aposentados e MP

Em busca de mais recenseadores para o Censo 2022, o IBGE simplificou o processo para seleção de trabalhadores.

Para conseguir concluir a coleta ainda este ano, será permitida a contratação de Microempreendedores Individuais (MEIs) e aposentados do serviço público.

Em paralelo, o Instituto trabalha com uma Medida Provisória (MP), que deve ampliar o perfil dos contratados, incluindo, por exemplo, professores e funcionários públicos.

O intuito é evitar o atraso na divulgação dos dados no último dia do ano.

"Já estamos com uma busca ativa em campo e, paralelamente, temos aí uma medida provisória para que possa nos autorizar a fazer esse tipo de contratação e conseguir, com isso, concluir o Censo, que a gente sabe que é tão importante para o país", afirmou o diretor de pesquisas do instituto, Cimar Azeredo, ao JN.