Concurso IBGE: em crise, Instituto abre mais 6.765 vagas no país
Mesmo com o início do Censo 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ainda enfrenta problemas para preencher todas as vagas.
Autor:
Publicado em:25/08/2022 às 08:29
Atualizado em:25/08/2022 às 08:29
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística segue tendo problemas para preencher todas as vagas do seu concurso IBGE, que visa ao Censo Demográfico 2022.
Com a coleta iniciada desde 1º de agosto, a autarquia vem realizando diversos processos seletivos temporários, com o intuito de ocupar postos vagos em estados/cidades que não contaram com um número suficiente de candidatos.
"O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que no PSS complementar há análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição", explicou o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros.
Nesta quinta-feira, 25, mais um processo seletivo foi aberto, desta vez com 6.765 vagas, sendo 6.514 para o cargo de recenseador, de nível fundamental, e 251 para agente censitário (municipal e supervisor), de nível médio.
No caso dos agentes, os aprovados serão contratados pelo período de cinco meses, com ganhos iniciais de R$2.100 (agente municipal) e R$1.700 (supervisor e agente de informática).
Além dos salários, serão oferecidos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.
Já os recenseadores terão uma remuneração por produção, calculada por setor censitário, unidades recenseadas, tipo de questionário e registro no controle da coleta de dados. Confira aqui o simulador! O contrato inicial será de três meses.
As oportunidades estão distribuídas por mais de 14 estados brasileiros, em diversas cidades.
Inscrições são presenciais
As inscrições para o edital complementar do concurso IBGE serão abertas nesta quinta, 25, no site do IBGE, e ficarão disponíveis até o dia 29 de agosto, exceto sábado e domingo. Não há taxa para participação.
Os interessados deverão se inscrever presencialmente, apresentando, nos postos listados no edital, o formulário de inscrição e a documentação original ou cópia autenticada no momento da contratação.
Os documentos entregues ou enviados no período de inscrição serão avaliados. A análise curricular será a única etapa desse processo seletivo. O resultado final está previsto para o dia 9 de setembro.
Antes, no dia 25 de julho, foi publicado o 13º edital, com 398 vagas nos cargos de agente censitário municipal (119) e agente censitário supervisor (279).
No dia 18 de julho, o Instituto ofereceu postos para coordenadores. Já em junho, no dia 15, um edital foi publicado com 840 vagas para agentes censitários, mesmo cargo oferecido na nova seleção.
Anteriormente, o Instituto selecionou para o preenchimento de 48 mil vagas, no cargo de recenseador, de nível fundamental. Neste caso, os aprovados já foram convocados e iniciaram seus treinamentos.