Concurso IBGE deve ter editais entre fevereiro e março
Os editais do concurso IBGE 2021 devem ser publicados entre os meses de fevereiro e março, segundo fontes ligadas ao Instituto.
Autor:
Publicado em:05/02/2021 às 09:05
Atualizado em:05/02/2021 às 09:05
Os editais do novo concurso IBGE 2021devem ser publicados entre o fim deste mês e o início de março. A informação foi passada à Folha Dirigida por fontes ligadas ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
São mais de 213 mil vagas temporárias previstas, que serão distribuídas por quatro editais. Desse total, pelo menos três devem ser publicados até março.
Isso porque a seleção que visa ao Censo Demográfico 2021 contará com dois editais, sendo um com 207.020 vagas e outro com 312 oportunidades temporárias.
No caso das 207 mil vagas, os aprovados irão atuar diretamente na realização do Censo, que está previsto para o mês de agosto. Desta forma, esse edital precisa sair até março e, segundo o IBGE, esta previsão se mantém.
Serão oferecidos os mesmos cargos do edital de 2020, suspenso devido à pandemia de Covid-19. Até o momento, o Cebraspe é a banca mais cotada, já que foi escolhido no ano passado para o concurso cancelado.
Já o segundo edital, com 312 vagas de agente censitário de pesquisas por telefone, supervisor e codificador censitário, está em fase de escolha da banca organizadora. Pela portaria autorizativa, esse documento pode sair até o fim de julho deste ano. Confira as vagas previstas!
Além do concurso para o Censo Demográfico, o IBGE também tem mais duas seleções previstas, com 6.500 vagas temporárias. Nesse caso, os aprovados realizarão as pesquisas feitas comumente pelo IBGE.
Esta seleção terá duas bancas organizadoras. Os contratos com as empresas devem ser publicados nos próximos dias. Já a distribuição das vagas será a seguinte:
Cebraspe
agente de pesquisas e mapeamento (5.623 vagas) - nível médio;
agente de pesquisas por telefone (300) - nível médio; e
supervisor de coleta e qualidade (552 vagas) - nível médio.
IBFC
supervisor de pesquisa (25) - nível superior.
Ao que tudo indica, serão publicados dois editais, sendo um nacional e outro regional, com foco no Rio de Janeiro. A informação foi passada por fontes da Folha Dirigida, mas ainda não foram confirmadas pelo Instituto.
Segundo apuração da reportagem, as oportunidades de agente de pesquisa e mapeamento e supervisor de coleta e qualidade seriam distribuídas por todo país, enquanto as vagas de agente de pesquisa por telefone e supervisor de pesquisa seriam para o Rio de Janeiro.
Edital 1, com 207.020 vagas temporárias ⇒ Previsão: até março Edital 2, com 312 vagas temporários ⇒ Previsão: até julho
Concursos IBGE 2021 para pesquisas rotineiras
Edital 1, com 6.115 vagas ⇒ Banca: Cebraspe ⇒ Previsão: até março Edital 2, com 25 vagas ⇒ Banca: IBFC ⇒ Previsão: até março
Saiba como serão as provas do concurso IBGE para o Censo
Em 2020, antes da seleção ser suspensa, o edital foi publicado em março, com previsão de provas em maio e resultado final entre junho e julho.
As provas objetivas do primeiro concurso IBGE seriam realizados nos 26 estados mais o Distrito Federal. Além disso, seria possível se inscrever para concorrer a vagas de outros estados ou municípios.
Nesse caso, o candidato realizaria a prova em sua cidade/estado e, caso fosse aprovado, seria convocado para atuação na região de interesse.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Mesmo com a suspensão do concurso, assim que esse primeiro edital for publicado, é possível que ele mantenha o mesmo modelo de provas. Sendo assim, a avaliação pode contar com as seguintes disciplinas:
Agentes - 60 questões
Língua Portuguesa (dez);
Raciocínio Lógico Quantitativo (dez);
Ética no Serviço Público (cinco);
Noções de Administração/Situações Gerenciais (15); e
Conhecimentos técnicos (20).
Recenseador - 50 questões
Língua Portuguesa (dez);
Ética no Serviço Público (cinco);
Matemática (dez); e
Conhecimentos técnicos (25).
No Censo, são visitados todos os domicílios do país. Os recenseadores, que contam com mais de 180 mil vagas, coletam informações através de uma entrevista direta.
O contrato dos agentes tem duração de cinco meses, enquanto o recenseadordeve trabalhar, inicialmente, por três meses.