Concurso IBGE: MP permite contratação de aposentados para o Censo
Após a realização do concurso IBGE e outros processos seletivos, MP nº 1.141 é publicada e permite contratação de aposentados para o Censo.
Autor:
Publicado em:21/11/2022 às 10:38
Atualizado em:21/11/2022 às 10:38
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística poderá contratar aposentados para atuação no Censo Demográfico 2022. A Medida Provisória que traz essa posssibilidade foi publicada nesta segunda-feira, 21, no Diário Oficial da União.
Assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, a MP nº 1.141 dispõe sobre as regras especiais para a contratação de pessoal, por tempo determinado, para atender a necessidade do Censo Demográfico de 2022.
Vale lembrar que mesmo após a realização do concurso IBGE e de diversos processos seletivos, o IBGE segue com falta de pessoal em algumas regiões do país. Por conta disso, a pesquisa teve o seu resultado adiado para dezembro deste ano.
Para ajudar a reduzir esse déficit de pessoal, a MP permite que o IBGE contrate aposentados pelos regimes próprios de previdência social da União, dos estados, do Distrito Federal ou dos municípios.
Ainda segundo a MP, as atividades a serem desempenhadas pelos contratados deverão ser pertinentes ao recenseamento. Além disso, a contratação deverá ocorrer em condições iguais na seleção e na execução entre os aposentados e os demais trabalhadores do Censo.
A MP já havia sido anunciada pelo IBGE. No início do mês, o gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, falou sobre a medida.
"Essas medidas não têm efeito imediato, demoram um pouco para surtirem efeito na rede de coleta, mas já estamos avançando na contratação e treinamento em alguns locais", declarou.
Após concurso, IBGE descentraliza contratações
Neste mês, o IBGE abriu um processo seletivo com 158 vagas, nos cargos de agente de pesquisas e mapeamento (154) e supervisor de coleta e qualidade (quatro).
As inscrições foram finalizadas no último dia 18 e o resultado está previsto para o dia 6 de dezembro.
Apesar da abertura da seleção, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística segue com dificuldade na manutenção dos contratos dos temporários.
Por conta disso, o IBGE descentralizou a contratação dos recenseadores, cargo mais requisitado para a realização do Censo Demográfico.
Atualmente, 15 estados brasileiros contam com oportunidades. São eles:
Acre;
Ceará;
Espírito Santo;
Goiás;
Mato Grosso
Minas Gerais;
Pará;
Paraná;
Rio Grande do Norte;
Rio Grande do Sul;
Rio de Janeiro;
Rondônia;
Santa Catarina;
São Paulo; e
Tocantins.
Em alguns etados, é possível conferir os municípios com vagas e os endereços para a inscrição. Em outros, o número de oportunidades por cidade é disponibilizado.
No caso do recenseador, os candidatos devem apresentar o nível fundamental completo. Com jornada de trabalho recomendável de, no mínimo, 25 horas, o salário é por produção e pode ser calculado no site do IBGE, por meio de um simulador.
As inscrições para as seleções descentralizadas do IBGE são gratuitas e presenciais, nos locais indicados no site do IBGE.
Os candidatos passarão por um treinamento, antes de serem contratados para o trabalho de campo, com duração inicial de três meses.