Concurso IBGE: Censo teve 120 dos 180 mil recenseadores previstos

Prévia do Censo Demográfico 2022 será enviada ao TCU, após atrasos na coleta devido à falta de recenseadores em todo país.

Autor:
Publicado em:28/12/2022 às 11:06
Atualizado em:28/12/2022 às 11:06

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística envia nesta quarta-feira, 28, ao Tribunal de Contas da União (TCU), a prévia da população dos municípios com base nos dados do Censo Demográfico 2022 coletados até 25 de dezembro.

Sem a necessidade de realizar um novo concurso IBGE, a autarquia informa que está em vias de concluir a coleta em 2023. O planejamento inicial era para este ano, mas, devido ao déficit de recenseadores e outros fatores, a conclusão foi adiada.

"Nosso maior desafio foi contratar recenseadores, planejamos contratar 180 mil e o máximo a que chegamos foi 120 mil. Depois a pandemia atrapalhou o planejamento anterior e fenômenos climáticos como chuvas contribuíram para os atrasos. Este também foi o primeiro enso com rede social e tivemos de combater as fake news. Também tivemos problemas no pagamento dos recenseadores por não termos testado o sistema antes. Além das inúmeras Medidas Provisórias", elencou o diretor de pesquisas, Cimar Azeredo.

Em evento no Rio de Janeiro, com a participação do presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, e do subsecretário de Gestão do Município do Rio de Janeiro, Márcio Leal, foi assinado Acordo de Cooperação Técnica entre o IBGE e a Secretaria Municipal de Saúde.

Diante da necessidade de pessoal, as duas instituições vão promover ações para utilização dos agentes de saúde na coleta e atualização do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), repositório de endereços de abrangência nacional mantido pelo IBGE.

No evento, também foi lançado o serviço Disque-Censo. Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o 137, disponível em municípios selecionados de todos os estados do país.

Sem concurso, IBGE envia prévia do Censo ao TCU (Foto: Acervo IBGE)
Sem concurso, IBGE envia prévia do Censo ao TCU
(Foto: Acervo IBGE)

Após concurso, IBGE descentralizou contratações

Em novembro, o IBGE abriu mais um processo seletivo com 158 vagas, nos cargos de agente de pesquisas e mapeamento (154) e supervisor de coleta e qualidade (quatro). 

Apesar da abertura da seleção, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística segue com dificuldade na manutenção dos contratos dos temporários.

Por conta disso, o IBGE descentralizou a contratação dos recenseadores, cargo mais requisitado para a realização do Censo Demográfico. 

Atualmente, 13 estados brasileiros contam com oportunidades. São eles:

  • Acre;
  • Ceará;
  • Espírito Santo;
  • Mato Grosso
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Rondônia;
  • Santa Catarina;
  • São Paulo; e 
  • Tocantins.

Em alguns etados, é possível conferir os municípios com vagas e os endereços para a inscrição. Em outros, o número de oportunidades por cidade é disponibilizado.

No caso do recenseador, os candidatos devem apresentar o nível fundamental completo. Com jornada de trabalho recomendável de, no mínimo, 25 horas, o salário é por produção e pode ser calculado no site do IBGE, por meio de um simulador.

As inscrições para as seleções descentralizadas do IBGE são gratuitas e presenciais, nos locais indicados no site do IBGE.

Os candidatos realizam um treinamento, com duração inicial de três meses, antes de serem contratados para o trabalho de campo.