O Cebraspe (antigo Cespe/UnB) deve ser oficializado como organizador do novo concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Por meio do Sistema Eletrônico de Informações do órgão já é possível ver a minuta de contrato entre as partes.
Com isso, o próximo passo será a assinatura contratual entre o ICMBio e o Cebraspe e a publicação no Diário Oficial. Após essa formalização, os demais detalhes do concurso poderão ser finalizados, como por exemplo, o cronograma com as datas de inscrição e provas.
A banca contratada ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas. O Cebraspe já tinha sido contratado para o último concurso do ICMBio , aberto em 2014.
![](http://admin.folhadirigida.com.br/filemanager/files/noticias/Fotos_2020/minuta-contrato-icmbio.png)
Procurada por Folha Dirigida, a Assessoria de Imprensa do ICMBio não se posicionou a respeito da escolha do Cebraspe. O processo de definição da banca organizadora do concurso foi iniciado entre setembro e outubro.
De acordo com informações públicas, pelo menos seis instituições enviaram propostas: Cebraspe; Fundação Carlos Chagas (FCC); Fundação Getulio Vargas (FGV); Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).
Além do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC); e Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).
Edital do concurso ICMBio deve sair até março
O novo concurso para o ICMBio teve autorização no dia 6 de setembro. Segundo a portaria que concedeu o aval, o edital precisa ser publicado em até seis meses, ou seja, até 6 de março de 2022.
Porém, é possível que esse prazo seja encurtado, com chances de as regras da seleção serem divulgadas em 2021.
As provas deverão ser realizadas quatro meses após o edital, seguindo orientações do Decreto 9.739 que regulamenta os concursos no Executivo Federal.
O ICMBio também pode encurtar esse prazo para dois meses, como tem acontecido na maioria dos concursos federais. Foi o caso da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e, a mais recente, Controladoria Geral da União (CGU).
Concurso ICMBio terá oferta de 171 vagas efetivas
A autorização do Governo Federal é para que o concurso ICMBio tenha 171 vagas efetivas. Desse total, 110 chances serão para técnico ambiental, cargo com exigência de ensino médio completo. Os salários iniciais são de R$4.063,34.
As demais 61 oportunidades serão para analista ambiental, carreira de nível superior. As remunerações, após a aprovação no concurso, são de R$8.547,64.
Confira a distribuição das oportunidades autorizadas na íntegra:
CARGO |
ESCOLARIDADE |
REMUNERAÇÃO* |