"Não temos como falar em desenvolvimento sustentável se a gente não tem um órgão bem estruturado, com os servidores valorizados, para que eles possam cumprir a sua missão", disse a governadora, que classificou a medida como um "momento emblemático para o desenvolvimento sustentável do estado"
A realização deste concurso é uma promessa do governo há alguns anos. Em 2022, durante o Fórum Caminhos do RN, promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) ela chegou a fazer novamente a promessa enquanto candidata à reeleição.
"Faremos concurso, sim, no Idema para o estado ser ainda mais eficiente e proativo [...] Hoje, a maioria dos servidores do Idema é de terceirizados. Há um esforço para um atendimento qualificado e que vem sendo feito, mas é preciso fazer o concurso público", acrescentou.
Vale destacar que, desde a sua criação em 1974, o Idema nunca promoveu um concurso publico e a maior parte do seu quadro de pessoal é composto por agentes temporários.
Segundo a categoria, 75% do quadro de pessoal é bolsista e, nos últimos anos, houve redução de quase 80% do pessoal de nível superior no órgão.
Idema RN precisa de novo concurso para quadro de temporários.
(Foto: Divulgação)
MP acompanhou estudos do concurso Idema RN em 2021
Em 2021, o Ministério Público do Rio Grande do Norte recebeu uma nomeação para acompanhar os estudos referentes ao concurso previsto para o Idema RN.
Uma portaria expôs a instauração de um processo administrativo com esse fim. Segundo o MP, foi apurado que a situação mais urgente a ser resolvida era a adequação do quadro dos servidores da autarquia.
O próximo concurso deve contemplar a carreira de técnico de nível superior.
Em junho de 2021, o Idema informou ao sindicato que tentava preencher 149 vagas, mas obstáculos no Tribunal de Contas do Estado (TCE) inviabilizavam a seleção.
Idema RN selecionou profissionais temporários em 2020
O Idema RN realizou um processo seletivo para a contratação de 189 bolsistas, de nível superior, em 2020.
Os contratos foram para um período de 12 meses, com possibilidade de renovação. Os salários oferecidos variaram entre R$2.400 e R$3.400. Já as vagas foram distribuídas pelas seguintes áreas:
- Administração (uma);
- Direito (31);
- Arquitetura e Urbanismo (oito);
- Engenharia Química (oito);
- Ciência e Tecnologia (três);
- Engenharia Ambiental (oito);
- Engenharia Civil ou Tecnólogo em Construção Civil (13);
- Engenharia Civil (uma);
- Engenharia Elétrica (quatro);
- Engenharia Florestal (nove);
- Engenharia Mecânica (três);
- Engenharia de Minas (uma);
- Engenharia de Petróleo e Gás (sete);
- Geografia (12);
- Geociências ou Ciências Naturais (uma);
- Geologia (nove);
- Agronomia ou Engenharia Agronômica (12);
- Gestão Ambiental (dez);
- Ciências Biológicas (35);
- Ecologia (seis);
- Aquicultura ou Engenharia de Pesca (duas);
- Pedagogia (três);
- Oceanografia (uma); e
- História, Arqueologia ou Antropologia (uma).
Os candidatos foram avaliados por meio de uma análise curricular, com base na análise da formação acadêmica, de produção científica e das experiências profissionais que contribuam para o projeto.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!