Concurso IDIA RN: comissão organizadora é formada para novo edital

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte teve sua comissão formada para a realização do novo concurso IDIA RN.

Autor:
Publicado em:01/12/2022 às 08:17
Atualizado em:28/07/2023 às 04:10

No Estado do Rio Grande do Norte, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária prepara o seu novo concurso IDIA RN. E, para que a seleção seja realizada, uma comissão organizadora foi formada.

Conforme publicação feita em Diário Oficial, a formação da equipe considera uma deliberação plenária dos servidores efetivos do IDIA RN, que foi realizada em 12 de setembro, aprovando a necessidade de novo concurso público.

Agora, caberá à equipe realizar os estudos internos para o levantamento das necessidades reais de pessoal para o quadro efetivo do IDIA RN, com suas respectivas justificativas. A comissão é formada pelos seguintes servidores:

  • Fabiano Lo Tierzo;
  • Samarah Albanez Veras de Sousa Queiroz;
  • Bernardo Ramos Dias;
  • Moacir Fernandes Galvão;
  • Edynara Fátima de Medeiros e Figueiredo;
  • Nathalia Grilo de Almeida;
  • Antonia Solange Trindade Barreto; e
  • Antônio César Fernandes Galvão.

Com a equipe formada, a próxima etapa será a conclusão dos estudos. Com o número de vagas e cargos aprovados, a comissão poderá escolher e contratar a empresa que ficará responsável pelo concurso.

Somente com banca contratada, um novo edital poderá ser publicado. Como os trâmites ainda estão no início, não há uma previsão para a abertura da seleção.

Concurso IDIA RN tem comissão formada (Foto: Divulgação)
Concurso IDIA RN tem comissão formada
(Foto: Divulgação)

Último concurso IDIA RN foi realizado em 2007

 Realizado em 2007, o último concurso do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte contou com 97 vagas, sendo 92 gerais e cinco destinadas a Pessoas com Deficiência (PcDs).

Na época, as oportunidades foram distribuídas por duas carreiras, sendo elas agente fiscal estadual (nível médio) e fiscal agropecuário (nível superior).

Neste último caso, as oportunidades foram distribuídas por graduados nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica ou Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca,  Medicina Veterinária e Zootecnia.

Com a organização da Consulplan, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, realizadas em Natal. 

Ao todo, o exame contou com 40 questões, que foram divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos e Informática.

Veja outros concursos RN previstos 

Com a previsão de novos concursos RN, Folha Dirigida reúne abaixo os órgãos que contam com trâmites mais avançados. Confira as seleções previstas no estado!

PM RN - soldados

Foi definida a banca organizadora que ficará à frente do próximo concurso PM RN, com vagas para soldados e músicos.

Conforme dispensa de licitação, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) será o responsável pela seleção.

Segundo a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, a previsão é para que edital seja lançado em 2023.

Ao todo, são esperadas cerca de 1.200 vagas para soldados. O cargo tem o nível superior, em qualquer área, como requisito.

Em 2018, quando foi publicado o último edital, os ganhos iniciais para a carreira eram de R$2.904. No entanto, conforme Lei de 2019, os valores atuais são de R$3.571,82.

Idema RN e Detran RN

Outra seleção prometida pela governadora Fátima Bezerra é a do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema RN).

Em agosto, durante o Fórum Caminhos do RN, promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), a governadora prometeu um novo concurso Idema RN.

"Faremos concurso, sim, no Idema para o Estado ser ainda mais eficiente e proativo [...] Hoje, a maioria dos servidores do Idema é de terceirizados. Há um esforço para um atendimento qualificado e que vem sendo feito, mas é preciso fazer o concurso público", acrescentou.

Assim como o Idema RN, o Governo do Rio Grande do Norte também tem o concurso Detran RN como uma promessa de gestão. 

Previsto desde o início do ano, o edital segue sem data para publicação. Os cargos e o número de vagas que serão oferecidos ainda não foram revelados.