Concurso IFRJ reabre escolha da banca organizadora

A licitação para escolha da banca organizadora do concurso IFRJ 2020 é retomada. Oferta para técnico-administrativos e professores!

Autor:
Publicado em:17/06/2020 às 10:25
Atualizado em:17/06/2020 às 10:25

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro retomou a licitação para escolha da banca organizadora do novo concurso IFRJ. O pregão eletrônico, suspenso no dia 12 de junho, foi remarcado para o dia 29 deste mês, às 9h40.

As instituições interessadas já podem enviar suas propostas pelo site de Compras do Governo. A escolha será para organização dos concursos para técnico-administrativos e docentes do IFRJ. Além do vestibular para entrada de alunos nos cursos técnicos.

Em nota, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade (PRODIN) explicou à FOLHA DIRIGIDA que a contratação da banca é para seleção de alunos. Porém, o instituto resolveu incluir o concurso de servidores também, para quando houver autorização e oportunidade.

“O Edital publicado refere-se ao pregão realizado para contratação de empresa responsável pela seleção de alunos e servidores no futuro, quando houver autorização e oportunidade. O detalhamento das necessidades (termo de referência) é necessário e faz parte da rotina de planejamento de concursos no âmbito da instituição”.

IFRJ abre licitação para escolha da banca organizadora
IFRJ abre licitação para escolha da banca organizadora de concurso
para área de apoio e docentes (Foto: Divulgação)

 

Por sua vez, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade do IFRJ, João Gilberto Carvalho, destacou à reportagem que detalhes como carreiras e oferta de vagas do concurso não estão definidos.

Porém, o levantamento de cargos vagos e demais trâmites para o concurso IFRJ estão em andamento. “Assim sendo, creio que daqui a alguns meses teremos notícias concretas”, revelou.

escolha da banca organizadora da seleção foi anunciada pela primeira vez no final de maio, em publicação no Diário Oficial da União. O termo de referência do processo, ao qual FOLHA DIRIGIDA teve acesso, indica que o concurso seria para técnico-administrativos e docentes.

+ Quer passar em concursos públicos? Saiba como!
+ Concurso IFRJ: confira os cargos vagos de técnico-administrativo

Concurso IFRJ tem estimativa de 25 mil inscritos

A oferta, de acordo com o termo de referência, será para os níveis médio e superior, com expectativa de 25 mil inscritos. Desse quantitativo, 5 mil concorrentes são esperados para carreira de docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Os demais 20 mil para cargos da área de apoio. Os servidores do IFRJ podem ser lotados nos campi de Arraial do Cabo, Belford Roxo, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin. Além dos campi de Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Pinheiral, Realengo, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Volta Redonda.

O IFRJ, segundo último levantamento de 2018, registra 34 cargos vagos. Esse número pode ser ainda maior pelo espaço de tempo e pelas aposentadorias, mortes e exoneração de servidores.

A maior carência é para assistente em administração, cargo de nível médio. Ainda nessa escolaridade, há déficit também para assistente de aluno.

Para profissionais de nível técnico, as vagas sem preenchimento são para técnico em Laboratório; técnico de Tecnologia da Informação; técnico em Artes Gráficas; técnico em Secretariado.[tag_teads]

Enquanto no nível superior, há necessidade de auditor; bibliotecário/documentalista; contador; médico; pedagogo; químico; técnico em Assuntos Educacionais. Pelo intervalo de dois anos, mais cargos também podem ser incluídos nessa lista.

Algumas funções, além da escolaridade, requerem experiência profissional. Como por exemplo, a de assistente em administração. Para se inscrever é necessário ter ensino médio profissionalizante (Administração) ou ensino médio completo mais experiência comprovada de 12 meses na área.

Resumo concurso IFRJ 2020

  • Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Cargos: técnico-administrativo e professores
  • Vagas: não reveladas
  • Requisitos: níveis médio e superior
  • Salários: não informados
  • Banca: em definição

Novo concurso IFRJ já tinha estrutura de provas definida

O novo concurso IFRJ já tem estrutura de provas confirmada. O termo de referência adianta que a seleção para técnico-administrativos terá provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos.

O exame será composto por 50 perguntas sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Legislação e Ética, Informática (só nível médio) e Conhecimentos Específicos. Apenas os classificados aos cargos de nível superior ainda serão submetidos por avaliação de títulos.

Já os inscritos a professor serão submetidos a até quatro fases: prova discursiva, prova de desempenho, prova prática e prova de títulos

último concursos IFRJ para área de apoio e docência foi realizado em 2016. O edital trouxe a oferta foi de 81 vagas, sendo nove para área de apoio e 72 para docentes. Essas oportunidades foram para os níveis médio, técnico e superior. As remunerações, na época, chegaram a R$9,5 mil. 

Para técnico-administrativos, as chances foram para técnico de laboratório, assistente social, bibliotecário, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro de segurança do trabalho e tecnólogo da área de Audiovisual e Multimeios.

Já para os docentes, as especialidades contempladas foram Administração, Gestão Pública, Contabilidade, Direito, Português, Matemática, Inglês, Química, entre outras.

Com organização da Fundação Cefet Minas, os participantes da área de apoio passaram por prova objetiva com 50 questões. Enquanto os inscritos a professor realizaram avaliações objetivas, discursiva, didática e de títulos.

O concurso IFRJ teve validade de dois anos, sendo prorrogado por igual período. Enquanto o resultado final da seleção estiver válido, o instituto poderá convocar os aprovados para suprir as necessidades por novos servidores a partir de aposentadorias, mortes e exonerações.