Justiça suspende concurso IGP RS para o cargo de papiloscopista

Justiça suspende o concurso IGP RS após denúncia sobre integrante da banca ligado a curso preparatório. Veja a posição do IGP e da organizadora.

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:08/07/2025 às 13:16
Atualizado em:08/07/2025 às 14:55

O concurso IGP RS, para o cargo de papiloscopista, foi suspenso pela Justiça do Rio Grande do Sul. A decisão, publicada na última sexta-feira, 4 de julho, ocorre após denúncia envolvendo um dos membros da banca examinadora.


Mesmo com as provas já aplicadas e os gabaritos divulgados, a juíza responsável entendeu que há indícios de irregularidades que comprometem a lisura do concurso.


A principal alegação é de que um dos examinadores também atuava como professor em curso preparatório para o mesmo concurso.


Veja o que diz o TJ RS na íntegra!


A suspensão vale para todas as etapas do concurso até o julgamento final da ação popular ou nova deliberação judicial.


Em nota oficial, o Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul afirmou que está acompanhando o caso e tomará todas as medidas necessárias para a apuração dos fatos.

"O Instituto esclarece que está acompanhando atentamente os desdobramentos do caso e adotando as medidas necessárias e cabíveis para que a situação seja devidamente apurada e tenha o melhor encaminhamento possível, com a devida transparência e respeito aos princípios que regem a administração pública", disse o IGP RS.

O órgão explicou que a banca examinadora foi contratada por meio de empresa especializada e que o IGP não participou da escolha dos avaliadores.

"O IGP destaca que contratou uma empresa especializada para a organização do concurso público, sendo esta integralmente responsável pela formação da banca examinadora, pela aplicação e correção das provas, bem como pela execução de todas as etapas eliminatórias e classificatórias do certame. Ressalta, ainda, que o Instituto não teve participação na escolha dos profissionais que compõem a banca avaliadora", explicou o órgão.

O Instituto reforçou o compromisso com a lisura do concurso e a transparência de todos os seus processos seletivos.

O que diz a banca organizadora do concurso IGP RS?

As provas do concurso IGP RS foram aplicadas no dia 15 de junho, sob a responsabilidade do Instituto AOCP, banca organizadora da seleção. Três dias após a aplicação, a empresa publicou uma nota oficial em resposta às denúncias sobre possível irregularidade.


As acusações envolvem um dos examinadores da disciplina de Criminalística, apontado como professor de curso preparatório. No entanto, segundo a banca, as denúncias não procedem.


O Instituto AOCP afirmou que o profissional citado não integra mais nenhum curso preparatório e que seu desligamento dessas atividades ocorreu há mais de dois anos, antes da realização do concurso do IGP RS.

“Além disso, o mesmo não possui o controle sobre os materiais e aulas produzidas no passado e, assim não teve ciência ou benefício sobre o aproveitamento das aulas”, destacou a banca.

A organizadora acrescentou ainda que, das 16 questões elaboradas para a prova, a maioria não corresponde ao conteúdo das antigas aulas ministradas pelo examinador. Por isso, considerou as denúncias infundadas.


Até o momento, após a decisão da Justiça pela suspensão do concurso, o Instituto AOCP não divulgou nova nota oficial sobre o caso.

>>> Clique aqui e baixe agora o seu calendário de julho <<<

Instituto-Geral de Perícias se manifesta após suspensão do concurso de papiloscopista

(Foto: Gustavo Mansur/Governo RS)

Veja como foram as provas do concurso IGP RS

Todos os candidatos ao cargo de papiloscopista foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva.


Na etapa objetiva, foram cobradas 80 questões de múltipla escolhaVeja as disciplinas abaixo:


Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa: 14 questões;
  • Legislação Aplicada: 5 questões;
  • Língua Inglesa: 5 questões;
  • Raciocínio Lógico: 5 questões; e
  • Informática: 5 questões.

Conhecimentos Específicos

  • Criminalística: 16 questões;
  • Química: 10 questões;
  • Física: 10 questões; e
  • Biologia: 10 questões.

Na redação, o candidato precisava elaborar uma dissertação sobre o tema proposto.


Ao todo, o concurso do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul oferece 40 vagas para a carreira de papiloscopista. A remuneração inicial do papiloscopista será de R$8.930,74, para uma jornada de trabalho de 40 horas.


O cargo tem como requisito o nível superior completo, com carga horária mínima de 3 mil horas ou limite mínimo para integralização de quatro anos.

IGP RS terá segundo concurso para outros cargos

Vale lembrar que um segundo concurso IGP RS está previsto e vai ofertar 234 vagas efetivas, sendo:

  • perito criminal: 70 vagas;
  • perito médico legista: 54 vagas; e
  • técnico em perícias: 110 vagas.

Para ingressar no cargo de técnico em perícias, o candidato deverá possuir o nível médio completo, enquanto os cargos de perito exigirão a graduação na especialidade a ser contemplada no edital.


A banca dessa segunda seleção será a Fundatec.

Clique para entrar agora

Carregando...