Concurso IME convoca para as provas do domingo, 10

O concurso do IME de nível médio para formação em Engenharia aplica primeiras provas neste domingo, 10. Acesse os locais!

Autor:
Publicado em:08/10/2021 às 18:17
Atualizado em:08/10/2021 às 18:17

As provas da 1ª fase do concurso IME 2021 serão aplicadas no próximo domingo, dia 10, e os candidatos devem estar atentos aos seus locais de realização. 

O documento com os endereços já foi divulgado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e os candidatos devem conferir para qual endereço constante no seu Cartão de Identificação foi indicado. 

Acesse os locais de provas do concurso IME 2021

Com as avaliações na parte da tarde, os portõe serão fechados às 12h45, com início de prova previsto para 13h30. 

Nesta primeira fase, os candidatos devem responder a questões de Matemática, Química e Física. A duração será de quatro horas, com o total de 40 questões, sendo:

  • 15 de Matemática
  • 15 de Física
  • dez de Química.

Os aprovados nesta etapa serão encaminhados para a segunda fase, que contará com provas discursivas de matérias específicas mais uma redação. Anteriormente, esta primeira fase estava prevista para o dia 3 de outubro, mas foi adiada e remarcada para este dia 10. 

Como será a segunda fase do concurso IME?

O concurso para o IME ainda possui a segunda fase composta por uma prova discursiva de Matemática; Física; Química; Português e Inglês, em datas diferentes. Neste último caso, as avaliações terão quatro horas e meia de duração.

prédio do IME (Foto: Exército)
Concurso IME 2021 aplica primeira fase de provas
(Foto: Exército)

O concurso IME ocorrerá nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, Teresina e Vila Velha.

Os concorrentes ainda passam por mais etapas complementares, como Inspeção de Saúde (IS) e o Exame de Aptidão Física (EAF). 

Como funcionam os cursos no IME?

O IME possui dois cursos: o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CFG/Ativa) do Quadro de Engenheiros Militares (QEM), destinado à formação de Engenheiros Militares da Ativa, e o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de Segunda Classe (CFG/Reserva) do QEM, destinado à formação de Engenheiros Militares da Reserva.

Ambos graduam engenheiros dentre as especialidades oferecidas, definidas anualmente pelo Estado Maior do Exército (EME). 

Aos aprovados no concurso, é oferecido fardamento, alimentação, assistências médica, dentária e psicológica, alojamento e soldo inicial de R$1.334, podendo vir a receber promoções com os correspondentes novos proventos de acordo com a legislação em vigor.

Edital do IME seleciona para 98 vagas

Este edital para o IME oferece 98 oportunidades distribuídas entre Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa)  e da Reserva (CACFG/Reserva).

Para o CACFG/Ativa foram 70 vagas com chances em ampla concorrência e concorrentes negros. Esta seleção é destinada a candidatos que têm interesse em seguir a carreira militar.

E para o CACFG/Reserva as demais 28 vagas, também com vagas de ampla concorrência e para negros. Neste caso, o concurso é destinado a candidatos que não desejam seguir na carreira militar.

Para participar da seleção, que costuma acontecer todos os anos, os interessados devem ter a partir de 16 anos de idade e, no máximo, 22 anos, até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso de formação, no caso do CACFG/Ativa.

Para o Curso de Formação da Reserva  a idade máxima é de 21 anos.

Em ambos, é preciso o curso de nível médio e altura mínima de 1,60 m (candidatos do sexo masculino) ou 1,55 m (se do sexo feminino).

Futuramente, os candidatos deverão escolher entre uma das seguintes especialidades: Fortificação e Construção (Engenharia Civil); Eletrônica; Comunicações; Elétrica; Mecânica e de Armamento; Mecânica e de Automóveis; Materiais; Química; Cartográfica; e Computação.