Vinculado ao MCTI, Inpe define banca para novo concurso

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, unidade vinculada ao MCTI, definiu a banca do concurso Inpe para pesquisador e tecnologista. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:03/10/2023 às 13:41
Atualizado em:03/10/2023 às 14:37

Mais uma Unidade de Pesquisa do MCTI avançou com preparativos. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais definiu a Fundação Getulio Vargas (FGV) como banca do concurso Inpe, com vagas para pesquisador e tecnologista.


A oferta destinada ao Inpe será de 93 vagas, sendo todas de nível superior.


A escolha pela FGV foi publicada oficialmente no Portal de Compras e o próximo passo será a assinatura do contrato.

(Reprodução)


Vale lembrar que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação recebeu aval do Governo Federal para um concurso MCTI, com 814 vagas.


Deste total, 518 vagas foram destinadas às Unidades de Pesquisa, para o preenchimento de cargos de pesquisador e tecnologista. Uma delas é o Inpe.


Segundo o MCTI, todas as Unidades de Pesquisa terão autonomia para conduzir as suas seleções separadamente, ou seja, serão editais separados podem ter bancas distintas. Um exemplo é o Cemaden, que escolheu o Instituto AOCP.


As demais 296 vagas serão destinadas ao cargo de analista em ciência e tecnologia. Estas serão ofertadas pelo MCTI no Concurso Nacional Unificado, com previsão de edital em dezembro e provas até março do próximo ano.

Concurso Inpe pode ter edital na próxima semana

O MCTI divulgou que o prazo para a publicação do edital do concurso para as Unidades de Pesquisa segue até 9 de outubro, previsão prorrogada mais de uma vez.


No entanto, a pasta pede um novo prazo ao governo. Segundo o MCTI, algumas unidades não conseguirão concluir os processos licitatórios antes do prazo final previsto na portaria, solicitando assim mais dois meses, ou seja, uma nova prorrogação até dezembro.


Toda aprovação começa com um plano! Invista na melhor preparação, com as assinaturas do Qconcursos e garanta uma das mais de 100 mil vagas em concursos em 2023!

Concurso do Inpe tem banca definida e pode ter edital na próxima semana

(Foto: Divulgação)


Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!

Último concurso MCTI foi há mais de dez anos

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação não abre um novo concurso para efetivos há mais de dez anos. Seu último edital foi publicado em 2012.


A oferta foi de 510 vagas em cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior. Na época, os ganhos variavam entre R$2.705,38 e R$9.157,15.


Do total das vagas, 92 foram para o cargo de analista em ciência e tecnologia, sendo 35 na Administração Central, em Brasília, e 57 nas demais unidades, nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais.


A seleção disponibilizou ainda 330 vagas de assistente em ciência e tecnologia e 84 de tecnologista.


Com a organização do Cebraspe, os candidatos foram avaliados por provas objetivas, discursivas e de títulos, em todas as capitais.


É importante ressaltar que em 2012 as carreiras de nível superior exigiram experiência de três anos ou mestrado. Para a seleção autorizada em 2023 ainda não se sabe se haverá essas exigências.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!