Concurso Incra pode ter edital autorizado ainda nesta semana

Após as autorizações para Funai e o MMA, concurso Incra pode ser autorizado ainda nesta semana, conforme previsão da ministra Esther Dweck.

Concursos Previstos
Autor:
Publicado em:03/05/2023 às 08:08
Atualizado em:12/05/2023 às 12:27

O edital do concurso Incra pode ser autorizado ainda nesta semana, até a próxima sexta-feira, 5. A previsão foi dada pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em recente entrevista ao Correio Braziliense.

Segundo a ministra, nesta semana, cerca de 2 mil vagas serão autorizadas. Na última terça-feira, 2, foram publicados os avais para 600 postos, sendo 502 na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e 98 para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima (MMA).

De acordo com Esther Dweck, o primeiro pacote conta ainda com autorizações para o concurso do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e as chamadas de excedentes do Ibama e ICMBio.

Estão incluídas neste primeiro bloco, também, mais de 500 vagas de carreiras transversais de analistas, que atenderão vários ministérios, inclusive, o Ministério da Gestão e Inovação.

Vale lembrar que, antes dos avais da última terça, 2, também já havia sido autorizado o concurso do Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MTCI), com 814 vagas para analista, tecnologista e pesquisador. 

Concurso Incra tem mais de 700 vagas previstas

O quantitativo de vagas a ser autorizado para o concurso Incra ainda não foi confirmado. Mas, segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, serão autorizadas 742 vagas.

A confirmação foi dada pelo deputado federal, João Daniel, em suas redes sociais, no dia 18 de abril deste ano.



Sem concurso, Incra expôs déficit de pessoal

Sem novos servidores, o Instituto Nacional de Colonização Agrária tem impedido a movimentação de pessoal. Em maio de 2022, por exemplo, um ofício expôs o déficit no órgão.

Nos últimos concursos realizados pelo Incra, nos anos de 2004, 2005 e 2010, 2.599 servidores ingressaram na autarquia, mas cerca de 33% (858) deixaram de pertencer ao quadro de pessoal efetivo do Instituto.

Diante do quadro deficitário de servidores, o Incra deu início aos trâmites para solicitação de autorização, junto ao então Ministério da Economia, de um processo seletivo com vagas para temporários. A seleção, no entanto, não ocorreu.

Na ocasião, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a não realização, lembrando que a recomposição deveria ser feita por meio de um concurso Incra.


Assim como diversos órgãos vinculados ao Poder Executivo Federal, o Incra aguardava, até 2020, pela autorização do antigo Ministério da Economia para contratar pessoal.

Os cargos que compõem o quadro da autarquia são: 


último concurso do Incra ocorreu em 2010. Na ocasião, foram oferecidas 550 vagas em quase todo o país. As provas foram aplicadas em todas as capitais do país, além de outras cidades.

A seleção teve mais de 53 mil inscritos, com a organização do Instituto Nacional de Educação Cetro.