O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia confirmou o pedido de um novo concurso Inmetro 2023. A informação foi dada por meio do Acesso à Informação do Governo Federal.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia confirmou o pedido de um novo concurso Inmetro 2023. A informação foi dada por meio do Acesso à Informação do Governo Federal.
O pedido feito repete a solicitação de 2021, mantendo assim 430 oportunidades, para as seguintes carreiras:
Segundo o Inmetro, além do vencimento básico, os contratados recebem ainda uma remuneração a Gratificação pela Qualidade do Desempenho no Inmetro (GQDI), cujo valor é correspondente a 80 pontos para o servidor recém nomeado.
Além disso, também pode ser acrescida a Retribuição por Titulação (RT) aos servidores de nível superior ou a Gratificação de Qualificação (GQ) aos de nível intermediário, de acordo com o atendimento aos requisitos legais previstos para essa concessão.
Com o pedido realizado, o instituto aguarda agora pelo aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP).
Vale lembrar que o atual governo está trabalhando para autorizar diversos concursos públicos. No entanto, as carreiras de nível superior serão priorizadas.
Sem a realização de concurso, nos últimos anos, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia conta com 1.254 cargos vagos, sendo eles nos seguintes cargos:
Desta forma, caso o concurso seja autorizado para o quantitativo solicitado, ainda assim, o Inmetro não conseguirá suprir todas as suas vagas. Para isso, o cadastro de reserva deverá ser solicitado ou uma nova autorização precisará ser realizada.
Em 2014, o Inmetro realizou o seu último concurso. Na época, foram publicados três editais, com 80 vagas no total. A seleção foi organizada pelo Idecan.
Nos níveis médio e técnico, foram oferecidas 28 vagas para assistente, em diversas áreas. As outras 52 oportunidades foram de nível superior, sendo 11 de pesquisador, 39 de analista e duas de especialista (doutorado).
O primeiro contou com oportunidades em Acreditação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, e Regulamentação Técnica e Avaliação da Conformidade.
Para analistas, foram contempladas as áreas de Administração Geral e Pública, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Comunicação, Controle e Execução Interna (Direito), Tecnologia da Informação e Psicologia do Trabalho.
Já para especialista, as vagas foram para as áreas de Metrologia Elétrica e Metrologia de Materiais.
Os candidatos de nível médio realizaram provas objetivas e uma avaliação de títulos e experiência profissional, enquanto os concorrentes de nível superior, além dessas etapas, tiveram exames discursivos mais um curso de formação.
Para a carreira de especialista, foram realizadas avaliações de títulos e produção científica e tecnológica, defesa e arguição pública de Memorial e defesa e arguição pública de Plano de Trabalho.