Concurso INSS: ministro prevê novas chamadas e edital para peritos
Após a chamada dos mil aprovados no concurso INSS 2023, ministro da Previdência, Carlos Lupi, confirma novas chamadas e prevê novo edital.
Autor:
Publicado em:02/03/2023 às 15:02
Atualizado em:02/03/2023 às 15:02
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou, em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira, 2, que irá convocar, até o fim do ano, mais 2.250 aprovados no recente concurso INSS. Além disso, um novo edital está previsto.
Segundo o ministro, além de reforçar o quadro de técnicos do INSS, com a convocação dos aprovados na seleção, também está em estudo a realização de um novo concurso para a Perícia Médica.
"Hoje mesmo (2), nós temos mil servidores chamados, que estão sendo treinados. Até o final do ano, eu pretendo chamar mais 2.250. Além disso, nós também vamos fazer concurso para a Perícia Médica", disse o ministro.
Esta não é a primeira vez que o ministro prevê um edital para peritos. Em entrevista no dia 16 de fevereiro, Lupi falou sobre a necessidade de reforçar o quadro para a categoria.
"Temos que preparar o novo concurso que há mais de dez anos não é realizado. Nós temos praticamente a metade do efetivo inicial. É necessário mais peritos", disse o ministro durante entrevista ao programa Manhã Bandeirantes com Datena.
Ainda em fevereiro, a Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP) confirmou a reabertura dos canais de negociação classista, com a recriação das mesas setoriais, que irão tratar sobre a reposição salarial e o concurso para peritos.
"O intercâmbio estabelecido representa o primeiro passo na luta pelo aumento salarial e pelo concurso público, medidas extremamente necessárias para a preservação e para a evolução da carreira", disse a ANMP.
Lista de matriculados está prevista para esta quinta, 2
Conforme o Cebraspe, organizador do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social, a relação dos candidatos matriculados no curso de formaçã será divulgada nesta quinta-feira, 2.
As primeiras duas chamadas já foram publicadas, sendo a primeira com mil aprovados e a segunda para as vagas que não foram preenchidas na convocatória inicial.
Conforme a última refiticação publicada, a nota final no curso de formação (NFCF) será calculada por meio da seguinte fórmula:
NFCF = (nota da prova objetiva + nota da prova discursiva)/15.
Será eliminado do curso de formação o candidato que obtiver nota final inferior a sete pontos. Conforme o INSS, quem abandonar ou desistir do CF, sem justificativa, deverá ressarcir ao erário o auxílio financeiro.
Isso porque, durante a formação, o concorrente ainda fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.
Veja como será o curso de formação do concurso INSS
Para o curso de formação, foram convocados os primeiros mil candidatos classificados na seleção. Já o curso será realizada nas seguintes cidades:
Belém (PA);
Belo Horizonte (MG);
Brasília (DF);
Florianópolis (SC);
Fortaleza (CE);
João Pessoa (PB);
Manaus (AM);
Rio de Janeiro (RJ); e
São Paulo (SP).
Para ser aprovado nesta última etapa, o candidato precisará alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas que compõem essa etapa.
A prova objetiva será do tipo certo/errado. Ambos os exames (objetiva e discursiva) serão realizados no dia 9 de abril, às 8h, para todos os candidatos.