Concurso INSS: curso de formação tem novos critérios de aprovação
O Instituto Nacional do Seguro Social publica retificação em relação às regras de aprovação no curso de formação do concurso INSS 2023.
Autor:
Publicado em:24/02/2023 às 07:50
Atualizado em:24/02/2023 às 07:50
O Instituto Nacional do Seguro Social alterou as regras para aprovação no curso de formação do seu concurso INSS. O edital de retificação foi publicado nesta sexta-feira, 24, no Diário Oficial da União.
Conforme o documento, ficam excluídos os itens relacionados às notas mínimas para aprovação nas provas objetivas (48 pontos ou mais) e discursiva (12 pontos ou mais).
Agora, de acordo com o edital, a nota final no curso de formação (NFCF) será calculada por meio da seguinte fórmula:
NFCF = (nota da prova objetiva + nota da prova discursiva)/15.
Será eliminado do curso de formação o candidato que obtiver nota final inferior a sete pontos.
Além dos critérios acima, a retificação também traz uma nova ordem de classificação, para os candidatos negros convocados para o curso de formação, na Gerência Executiva de Ouro Preto, em Minas Gerais.
Outra alteração diz respeito aos valores concedidos aos candidatos que não concluírem o curso de formação. Conforme o documento, quem abandonar ou desistir do CF, sem justificativa, deverá ressarcir ao erário o auxílio financeiro.
Veja como será realizado o curso de formação
Para o curso de formação, estão sendo convocados os primeiros mil candidatos classificados na seleção. Já o curso será realizada nas seguintes cidades:
Belém (PA);
Belo Horizonte (MG);
Brasília (DF);
Florianópolis (SC);
Fortaleza (CE);
João Pessoa (PB);
Manaus (AM);
Rio de Janeiro (RJ); e
São Paulo (SP).
Para ser aprovado nesta última etapa, o candidato precisará alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas que compõem essa etapa.
A prova objetiva será do tipo certo/errado. Ambos os exames (objetiva e discursiva) serão realizados no dia 9 de abril, às 8h, para todos os candidatos.
Durante a formação, o concorrente ainda fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.
Concurso INSS pode ter convocações no CR
Ao todo, o concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social conta com mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.
Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de trabalho de 40 horas.
Em vídeo publicado pela Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), no último dia 8, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, voltou a falar sobre o concurso INSS, que está em andamento.
Segundo ele, diversas demandas foram recebidas da associação, sendo uma delas a convocação dos aprovados no concurso do INSS, nas vagas destinadas ao cadastro reserva.
De acordo com o ministro, as pautas estão sendo recebidas com respeito, e, no que se trata do concurso, já está em andamento a previsão de convocação de mais 2 mil aprovados, além das vagas imediatas (mil).
"Tem vários aspectos aqui, que são mais do que justos. A questão do concurso público, já foram mil, eu pretendo chamar os outros 2 mil, que estão esperando, até o final do ano", disse o ministro. Confira aqui o vídeo.
Essa não é a primeira vez que o ministro se compromete em convocar os aprovados no cadastro de reserva. Em janeiro, o titular da Previdência afirmou que, de imediato, serão chamados os mil aprovados na seleção, mas, logo após, de dois a três mil concursados seriam convocados.
Vale lembrar que, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.
Caso os aprovados no cadastro de reserva sejam convocados, o curso de formação para esses candidatos ocorrerá em Brasília, no Distrito Federal.