Concurso INSS: lista de matriculados no CF tem nova data

Após erro em publicação da 2ª chamada para a matrícula no curso de formação do concurso INSS, Instituto tem nova data para listagem final.

Autor:
Publicado em:03/03/2023 às 07:23
Atualizado em:03/03/2023 às 07:23

O Instituto Nacional do Seguro Social informou que divulgará nesta sexta-feira, 3, a relação dos candidatos matriculados no curso de formaçã do seu concurso INSS. A listagem estava prevista para a última quinta, 2.

O atraso ocorreu devido às inconsistências observadas no processo de efetivação da matrícula no curso de formação. Diante disso, nesta sexta, 3, foi republicada a 2ª chamada (confira aqui).

Segundo o Instituto, aqueles que efetuaram a matrícula no curso de formação, mas não enviaram a documentação completa, deverão comparecer ao CF munidos dos documentos originais estabelecidos nos editais.

Quem já efetuou a solicitação de matrícula e enviou a documentação completa não precisa realizar o procedimento supracitado. Por fim, os pedidos de matrícula dos candidatos que foram indevidamente convocados, ou seja, que não constam na lista publicada nesta sexta, 3, serão desconsiderados.

Concurso INSS terá curso de formação para os primeiros mil aprovados (Foto: Divulgação)
Concurso INSS terá curso de formação para os primeiros mil aprovados
(Foto: Divulgação)

Veja como será realizado o curso de formação

Para o curso de formação, foram convocados os primeiros mil candidatos classificados na seleção. Já o curso será realizada nas seguintes cidades: 

  • Belém (PA);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Brasília (DF);
  • Florianópolis (SC);
  • Fortaleza (CE);
  • João Pessoa (PB);
  • Manaus (AM);
  • Rio de Janeiro (RJ); e
  • São Paulo (SP).

Para ser aprovado nesta última etapa, o candidato precisará alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas que compõem essa etapa.

A prova objetiva será do tipo certo/errado. Ambos os exames (objetiva e discursiva) serão realizados no dia 9 de abril, às 8h, para todos os candidatos.

A nota final no curso de formação (NFCF) será calculada por meio da seguinte fórmula:

  • NFCF = (nota da prova objetiva + nota da prova discursiva)/15.

Será eliminado o candidato que obtiver nota final inferior a sete pontos. Conforme o INSS, quem abandonar ou desistir do CF, sem justificativa, deverá ressarcir ao erário o auxílio financeiro.

Isso porque, durante a formação, o concorrente ainda fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.

Concurso INSS pode ter convocações no CR

Ao todo, o concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social conta com mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio

Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de trabalho de 40 horas. 

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou, em entrevista à GloboNews na última quinta, 2, que irá convocar, até o fim do ano, mais 2.250 aprovados no recente concurso INSS. Além disso, um novo edital para peritos está previsto.

Essa não é a primeira vez que o ministro se compromete em convocar os aprovados no cadastro de reserva. Nos últimos dois meses, o titular vem afirmando o seu desejo em chamar os candidatos. 

Vale lembrar que, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.

Caso os aprovados no cadastro de reserva sejam convocados, o curso de formação para esses candidatos ocorrerá em Brasília, no Distrito Federal.