Concurso INSS: sai resultado da discursiva do curso de formação
Os candidatos do concurso INSS, que realizaram o curso de formação, já podem conferir os resultados das provas objetivas e discursivas.
Autor:
Publicado em:28/04/2023 às 07:40
Atualizado em:30/07/2023 às 04:10
Os candidatos do concurso INSS já podem ter acesso ao resultado final da prova objetiva e preliminar da discursiva do curso de formação. As notas foram divulgadas nesta sexta-feira, 28, no Diário Oficial da União (DOU).
Conforme o documento, os candidatos poderão ter acesso à imagem da prova discursiva do curso de formação e aos espelhos de avaliação, assim como apresentar os recursos das 10h de sábado, 29, até as 18h de domingo, 30, por meio do site do Cebraspe, organizador.
O edital de resultado final da prova discursiva e do curso de formação está previsto para ser publicado no dia 4 de maio.
INSS busca aval para segunda turma do curso de formação
O Instituto Nacional do Seguro Social já se prepara para convocar mais 250 aprovados no concurso INSS. A nota técnica, que conta com tal solicitação, foi elaborada e encaminhada para o Ministério da Previdência Social.
Como o adicional de 25% está previsto no Decreto Nº 9.739 e na Instrução Normativa Nº 2 de 2019, a solicitação deverá receber o aval do ministro da Previdência, Carlos Lupi, que já afirmou que realizará tal medida.
"Hoje mesmo (2 de março), nós temos mil servidores chamados, que estão sendo treinados. Até o final do ano, eu pretendo chamar mais 2.250. Além disso, nós também vamos fazer concurso para a Perícia Médica", disse o ministro.
Com a autorização do titular da pasta, a solicitação deverá então ser encaminhada para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pelos avais de concursos federais.
Nesta pasta, o INSS também não deverá encontrar barreiras, considerando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já sinalizou a necessidade de contratação de servidores na Previdência Social.
"Eu vejo na imprensa notícias sobre a fila da Previdência Social. Eu queria te dizer (para o ministro Carlos Lupi) que um dia nós acabamos com a fila, um dia o trabalhador brasileiro não precisava apresentar documento para requerer a aposentadoria, era a Previdência que mandava um documento dizendo que a pessoa já tinha completado o tempo para aposentadoria. Já vivemos em uma época que a Perícia Médica demorava nove meses para ser marcada e nós reduzimos para a mais demorada de cinco dias. Já fomos capazes de fazer isso e vamos voltar a fazer isso", disse Lula no último dia 10.
No ofício em que o INSS solicita o aval para preencher mais 250 vagas, além das mil oferecidas no concurso, a autarquia ressalta a sua situação deficitária, em razão da relevante diminuição do quantitativo de servidores ativos, dos pedidos de aposentadorias e do percentual de abono de permanência.
Segundo o instituto, o quantitativo solicitado ainda não será suficiente para o melhor desenvolvimento dos trabalhos, considerando o déficit de servidores, mas, "neste momento certamente minimizará os aspectos que dificultam a missão institucional".
O INSS reforça ainda que, conforme nota técnica de 2022, passa por um decréscimo de 15.843 servidores, considerando os anos de 2017 a 2022, além da existência de 3.441 servidores em abono ao final do exercício de 2022, ou seja, passíveis de aposentadoria a qualquer momento.
Ainda segundo o INSS, 3.786 candidatos foram aprovados nas provas objetivas. No entanto, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.
Os aprovados no cadastro de reserva, que forem convocados, realizarão o curso de formação em Brasília, no Distrito Federal.
Concurso INSS ofereceu mil vagas para técnicos
Ao todo, o concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social contou com mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.
Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de trabalho de 40 horas.
Os aprovados nas vagas imediatas já realizaram o curso de formação e suas provas objetivas e discursivas.
Para ser aprovado nessa etapa, era preciso obter 48 pontos ou mais na objetiva e 12 ou mais na discursiva.
Durante a formação, o concorrente recebe, a título de auxílio financeiro, 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.