As oportunidades são distribuídas por Gerências Executivas (GEX) do INSS. Com isso, é possível que várias cidades dentro do estado sejam contempladas, além da capital.
A relação das cidades que contam com vagas pode ser conferida no edital do concurso. Este ano, a seleção será regionalizada, devendo o candidato se inscrever para a GEX que deseja atuar.
Após a conclusão do concurso, os candidatos serão lotados em qualquer Agência da Previdência Social (APS) pertencente à GEX escolhida.
Neste concurso do Instituto Nacional do Seguro Social todas as vagas são para o cargo de técnico, que tem como requisito só o nível médio de escolaridade.
A remuneração inicial é de até R$5.905,79, para jornada de 40 horas. O regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público.
As inscrições para o concurso já estão abertas e podem ser feitas até o dia 3 de outubro, às 18h, no site da banca Cebraspe. É preciso pagar uma taxa de R$85, até o dia 21 do mês seguinte.
Ainda é possível pedir isenção do valor da taxa, durante todo o período de inscrições.
Para ter direito à isenção, o candidato deve ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou doador de medula óssea.
Concurso INSS oferece mil vagas de nível médio
(Foto: Agência Brasil)
Provas serão em 27 de novembro
O edital do concurso traz todas as informações detalhadas, incluindo a data das provas. As avaliações estão marcadas para o dia 27 de novembro.
A avaliação ocorrerá nas cidades que correspondem à Gerência Executiva do INSS a qual o candidato concorre.
Nas provas serão cobradas 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Na parte geral, as disciplinas são:
Língua Portuguesa;
Ética no Serviço Público;
Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
Raciocínio Lógico; e
Noções de Informática.
Com a prova no modelo "certo" ou "errado", será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas.
Serão convocados para a matrícula, nas primeiras turmas do curso de formação, os candidatos classificados dentro do número de vagas imediatas previsto no edital (mil).