O futuro concurso seria, a princípio, para realizar a reposição das vacâncias de técnicos administrativos e docentes, sendo:
- 21 vagas para docentes;
- 14 vagas para técnico-administrativo em educação (TAE).
De acordo com o órgão, atualmente, há somente 95 técnico-administrativos e 149 docentes no quadro ativo. Além disso, há previsão de, pelo menos, 12 aposentadorias para os próximos quatro anos.
Vale destacar que o Ministério da Educação foi contemplado no pacote de autorizações do Governo Federal, anunciado em junho deste ano.
O aval concedido ao MEC foi para o preenchimento de 220 vagas de técnico em assuntos educacionais.
O fato do MEC ter recebido aval para um concurso próprio e estar em tratativas junto ao governo pode favorecer a aprovação de uma nova demanda para o IBC, mas ainda não há nenhuma confirmação oficial.
Instituto Benjamin Constant RJ busca aval para concurso
(Foto: Divulgação)
- Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas na região Sudeste;
Último concurso Benjamin Constant RJ foi em 2014
O Instituto Benjamin Constant RJ não realiza concurso público para efetivos desde 2014, quando publicou um edital com 20 vagas para cargos de níveis fundamental e superior.
A validade da seleção já terminou e, portanto, o órgão não pode mais chamar aprovados - somente com um novo concurso.
Na época, a organização do concurso coube ao Instituto AOCP. Foram ofertadas dez vagas para o nível fundamental, distribuídas pelos cargos de administrador de edifícios, auxiliar de biblioteca e auxiliar de assuntos educacionais.
As outras dez vagas foram de nível superior, para professores de ensino básico, técnico e tecnológico em deficiência múltipla, surdocegueira, informática educativa e artes cênicas.
Além das remunerações, os nomeados têm direito a auxílio-transporte, assistência pré-escolar e assistência médica e odontológica per capita.
O IBC-RJ contrata pelo regime estatutário, que garante a estabilidade.
Etapas
No último concurso, os candidatos foram avaliados por prova objetiva, na cidade do Rio de Janeiro.
Na ocasião, o IBC RJ cobrou questões de Língua Portuguesa (comum a todos os cargos), Legislação (nível fundamental), Educação, Educação Especial e Legislação (nível superior) e Conhecimentos Específicos, de cada cargo.
Houve, ainda, uma prova de títulos para professor de ensino básico, técnico e tecnológico, e prova aula, somente para docentes nas áreas da deficiência múltipla e surdocegueira.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!