O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas definiu o Cebraspe como banca organizadora do novo concurso Ipaam destinado ao provimento de cargos efetivos.
A portaria de dispensa de licitação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, dia 3.
Além de confirmar a banca, o documento também trouxe uma atualização importante no quantitativo de vagas. Inicialmente, estavam previstas apenas 140 vagas imediatas; porém, a portaria acrescenta 195 oportunidades em cadastro de reserva.
Com isso, o concurso passa a ofertar 335 vagas ao todo, sendo 140 para provimento imediato e 195 para formação de cadastro de reserva, que poderão ser utilizadas ao longo do prazo de validade da seleção.
A distribuição das vagas imediatas já foi confirmada:
- 90 vagas para analista ambiental; e
- 50 vagas para assistente ambiental.
Vale lembrar que a seleção foi anunciada oficialmente no mês de outubro pelo governador Wilson Lima, juntamente com o aval da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que vai preencher 156 vagas.
Cyber Week Qconcursos com cupom exclusivo e desconto especial. Acesse e garanta o seu!

Novo concurso Ipaam tem banca organizadora definida e edital iminente
(Foto: Divulgação)
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas encerrará um longo período de espera, voltando a abrir vagas após 18 anos sem concurso.
Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o investimento na área Ambiental visa à estruturação de equipes técnicas capacitadas.
“Nunca houve um concurso público desde a criação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Isso envolve uma série de fatores, como gestão de conhecimento, gestão de unidades de conservação e o avanço das políticas públicas ambientais”, disse.
Comece a estudar gratuitamente para concursos. Cadastre-se e tenha acesso a videoaula, questões, gabaritos e mais!
Concurso Ipaam é esperado há mais de três anos
A publicação de um novo concurso Ipaam segue aguardada desde 2021, quando o governador Wilson Lima incluiu o instituto na lista de editais previstos para aquele ano.
Na ocasião, ele destacou que diversos órgãos tinham seleções em tramitação, entre eles a Secretaria de Segurança, Polícia Civil, Polícia Militar, Detran, PGE, Sefaz, CGE, Cetam, Ipen e o próprio Ipaam.
Ainda em 2021, uma comissão organizadora chegou a ser instituída. Nos anos seguintes, houve alterações na sua composição, mas, mesmo assim, o processo não avançou para a etapa de contratação da banca nem para a divulgação do edital.
O concurso mais recente do Ipaam ocorreu em 2008, sob responsabilidade da Cetam/Copec.
À época, foram oferecidas 61 vagas para cargos da carreira de analista ambiental. A avaliação dos candidatos foi composta por duas etapas:
- provas de conhecimentos, com caráter eliminatório; e
- análise de títulos, apenas classificatória.
O exame objetivo contou com 98 questões, sendo 96 de múltipla escolha e duas questões subjetivas, ambas relacionadas à área de Ciências Ambientais.

















