Pedido do concurso Ipea 2024 revela provável cronograma. Veja datas!

Um novo concurso Ipea foi solicitado para 200 vagas de técnico. O pedido enviado traz o provável cronograma. Veja quais as datas sugeridas!

Concursos Previstos
Autor:
Publicado em:08/05/2023 às 15:49
Atualizado em:14/05/2023 às 17:09

Um novo pedido de concurso Ipea foi enviado ao governo e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada aguarda o aval para iniciar os preparativos do edital. Uma informação importante é que o órgão indicou no documento o provável cronograma.

O calendário com as datas pode ser seguido ou não pelo instituto, mas é uma prévia dos possíveis eventos e prazo que o órgão pode dar às etapas em caso de autorização.

De acordo com o cronograma que consta no pedido de concurso Ipea, o edital pode sair em agosto de 2024 e as provas podem acontecer em 21 de dezembro, também de 2024.

Veja a seguir as principais datas indicadas no cronograma:


Lembrando que o pedido foi feito para o preenchimento de 200 vagas na carreira de técnico de planejamento e pesquisa, sendo 100 imediatas e 100 para cadastro de reserva. A solicitação é para abertura de edital em 2024, visando o impacto orçamentário de 2025.

Para ser autorizado, é necessário um aval do Ministério da Gestão e Inovação - atualmente comandado pela ministra Esther Dweck.

O Ipea também revelou que há um processo em aberto que solicita autorização para abertura de edital de concurso em 2023 para 208 vagas em caráter emergencial. 

Ministra do Planejamento indica aval para novo concurso Ipea

Recentemente, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, falou sobre alguns órgãos federais que terão concurso autorizado este ano e anunciou que haverá concurso para o Ipea. A informação foi dada durante aula magna no câmpus de Araraquara da Unifesp e noticiada pela CNN.


Segundo o instituto, a defasagem de pessoal é o principal fator que motiva a realização de novos concursos. O órgão destaca que, em 1984 chegou a ter 1204 servidores ativos - número este que foi só despencando com os anos, sem concurso e contratação de efetivos.

Atualmente, o Ipea conta com apenas 386 servidores ativos, sendo 315 técnicos de planejamento e pesquisa. 


Último concurso Ipea aconteceu em 2008

Segundo dados do próprio Ipea, o último concurso aconteceu em 2008, ou seja, já tem praticamente 15 anos que o órgão não contrata servidores efetivos para repor o seu quadro de pessoal.

A seleção foi organizada pelo Cebraspe (ainda como Cespe/UnB), com oferta de vagas imediatas e cadastro de reserva para cargos de analista de sistemas e de técnico de desenvolvimento e administração, que foram avaliados pelas seguintes etapas: