- 46 vagas de analista I; e
- 64 vagas de técnico I.
Ambas as carreiras são de nível superior.
Vale salientar, ainda, que o Iphan confirmou a presença de 143 cargos vagos de auxiliar institucional I.
Entretanto, tem ciência de que o foco do Ministério da Gestão e Inovação não tem sido as carreiras de nível médio e sim autorizar concursos para nível superior.
Qual é o prazo para envio de pedidos de concurso?
Para quem não sabe, os órgãos federia têm até o dia 31 de maio para enviar os seus pedidos de concurso público ao Ministério da Gestão e Inovação (nova pasta que recebeu as atribuições do antigo Ministério da Economia).
A pasta é comandada pela ministra Esther Dweck e ela será a responsável pelas autorizações.
Alguns órgãos como MCTI, Funai e MMA já foram contemplados. Em todos os casos, os concursos autorizados são para cargos de nível superior.
Novo concurso Iphan será solicitado ao Governo Federal e terá como foco preencher cargos vagos.
(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
Último concurso Iphan foi realizado em 2018
O último edital de concurso Iphan foi publicado em 2018, com oferta de 411 vagas. Do total, 131 foram para o cargo de auxiliar institucional, de nível médio, 176 para técnico I e 104 para analista I, ambos de nível superior.
As oportunidades foram destinadas aos 26 estados mais o Distrito Federal. Os ganhos da época foram de R$3.877,97 (nível médio) e R$5.493,29 (nível superior).
O concurso Iphan registrou cerca de 65 mil inscrições. O número de faltosos nas provas objetivas e discursivas também foi alto com mais de 17 mil abstenções.
Na época, a ex-presidente do Iphan, Kátia Bogéa, destacou a chegada dos novos servidores como ’vitória’ para o órgão.
"Com esse reforço institucional, a autarquia ganha fôlego para exercer suas diversas atribuições e, sobretudo, confere agilidade e qualifica a sua atuação no licenciamento ambiental, que foi uma das motivações para autorização do concurso" declarou a presidente.
Concurso Iphan teve até três etapas
O último concurso Iphan foi realizado com até três etapas, sendo elas provas objetivas e discursivas, além de avaliação de títulos. Todas etapas foram realizadas nas 26 capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal. Confira abaixo como foram:
Prova objetiva
As provas objetivas foram compostas por 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Veja as disciplinas básicas para todos os cargos:
- Língua Portuguesa;
- Fundamentos da Preservação do Patrimônio Cultural
- Noções de Gestão e Administração Pública;
- Atualidades.
As provas foram na estrutura de 'certo' ou 'errado'. Um erro significa a perda dos pontos dos acertos. Os exames valeram 120 pontos.
Foi reprovado quem atingiu nota inferior a 10 pontos em Conhecimentos Básicos, 21 pontos em Conhecimentos Específicos e 36 pontos no conjunto das provas objetivas.