Edital do concurso Iplanfor deve sair em dezembro para 60 vagas

O novo concurso Iplanfor pode ter seu edital publicado em dezembro, com expectativa de provas objetivas em fevereiro de 2024. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:16/11/2023 às 15:20
Atualizado em:16/11/2023 às 15:26

O novo edital de concurso Iplanfor deverá sair em dezembro, com provas objetivas previstas para acontecerem até fevereiro de 2024.


A informação foi repassada pelo superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza, Élcio Batista, em reunião realizada com jornalistas na última terça-feira, 14.


A seleção será destinada ao provimento de 60 vagas, para o cargo de analista de planejamento e inovação urbana. Para ingressar na carreira, o candidato deverá possuir o nível superior.


O superintendente ainda reforçou que o concurso Iplanfor contará com duas etapas. A primeira, que será composta por provas, e a segunda que consistirá no curso de formação.


Conforme o portal Diário do Nordeste, Élcio Batista destacou que a entrada de novos servidores auxiliará no planejamento de políticas públicas para cidade de Fortaleza.

"Estamos trabalhando numa perspectiva de que o Instituto seja o mais multidisciplinar possível para que a gente possa ter capacidade institucional de desenhar boas políticas públicas e ao mesmo tempo de, nas diferentes áreas, trabalhar nessa perspectiva", reforçou.

A MAIOR novidade do mundo dos concursos! Prepare-se para a Black Friday da Folha Dirigida por Qconcursos. Dia 24/11, às 9h. Cadastre-se gratuitamente e concorra a ofertas, prêmios e muito mais. Clique aqui!

Novo concurso Iplanfor deverá sair em dezembro

(Foto: Divulgação)


Qual será o salário inicial do aprovado no concurso Iplanfor?

Conforme destacado na Lei Complementar nº 361, 2023, o salário inicial do aprovado será de R$6.933,13. Ao final da carreira, a remuneração do servidor poderá chegar a R$13.825,78.


Além do valor indicado acima, o servidor ainda faz jus a Gratificação de Desempenho por Atividade de Política Urbana (GDPU), no percentual de até 40% sobre a primeira referência da terceira classe


O órgão ainda prevê o à titulação, cuja porcentagem varia de acordo com a titulação apresentada. Veja:

  • especialização: 15%;
  • mestrado: 35%; e
  • doutorado: 45%.

Cabe destacar que os valores do incentivo à titulação incidem sobre o vencimento-base do servidor.

Atribuições do aprovado no concurso Iplanfor

O aprovado no concurso Iplanfor ficará responsável por diversas atividades. Confira abaixo algumas delas:

  • executar os processos de formulação, adequação e revisão da Plataforma de Desenvolvimento de Longo Prazo de Fortaleza e do Plano Diretor de Fortaleza, garantindo a participação da sociedade civil e sua integração aos demais planos locais e às agendas nacionais e internacionais;
  • implementar metodologias inovadoras para a elaboração e a revisão de planos e agendas territoriais e de desenvolvimento urbano, em especial o de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Fortaleza (PDUI);
  • assessorar órgãos e entidades municipais na elaboração, na revisão e na atualização de Planos de Políticas Públicas Setoriais, bem como dos demais instrumentos de planejamento;
  • propor e desenvolver projetos inovadores e sustentáveis com foco na redução das desigualdades sociais, econômicas e territoriais; Alteração feita pelo Art. 2º. - Lei Complementar nº 369, de 27 de setembro de 2023.
  • articular e engajar a participação do poder público municipal, da sociedade civil, do setor produtivo e das demais entidades em torno das instâncias de governança territorial;
  • propor e desenvolver mecanismos, metodologias e estruturas de governança intersetorial para implementar planos e monitorar ações e projetos visando à redução das desigualdades;
  • contribuir na implementação de iniciativas e projetos integrados, visando a tornar a cidade mais resiliente e segura diante das mudanças climáticas;
  • fortalecer a estratégia de gestão e integração de dados do Município de Fortaleza, compartilhando boas práticas, conectando bases existentes e realizando demais iniciativas em prol da difusão da cultura de uso dados nos órgãos municipais; e
  • coletar e analisar dados e informações para a elaboração e a editoração de estudos e pesquisas socioeconômicas e urbanísticas de interesse público.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!