Concurso ISS Fortaleza CE terá 50 vagas para auditor e analista

Prefeitura anuncia novo concurso ISS Fortaleza CE com 30 vagas para auditores e 20 para analistas do Tesouro Municipal. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:27/09/2022 às 09:55
Atualizado em:27/09/2022 às 09:55

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou na segunda-feira, 26, a realização de novos concursos públicos com 1.417 vagas. Desse total, 50 serão destinadas à Secretaria Municipal das Finanças (Sefin/ ISS Fortaleza), que não publica novos editais há mais de dez anos.

As oportunidades para pasta estarão distribuídas da seguinte forma: 

  • Auditor do Tesouro Municipal: 30 vagas;
  • Analista do Tesouro Municipal: 20 vagas.

Ambas as carreiras exigem nível superior. Para se candidatar a auditor do Tesouro Municipal é preciso ter graduação em qualquer especialidade.

Já para analista, o requisito é ter diploma de graduação nas áreas especificadas em edital. Em 2019, a remuneração era de R$13.377,28 para auditor e de R$8.986,71 para analista.

Veja a atribuição dos cargos:

⇒ Auditor do Tesouro Municipal

Participar da formulação da política tributária do Município, coordenar e realizar atividades de tributação, arrecadação, fiscalização, recolhimento e controle dos tributos e demais rendas do erário. Além de gerenciar a dívida ativa e exercer outras atribuições correlatas e típicas do cargo, conforme dispõe a legislação.

⇒ Analista do Tesouro Municipal

Contribuir para o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das atividades relacionadas com a missão e plano de trabalho da Sefin, visando ao cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos. Como também exercer outras atribuições correlatas e típicas do cargo, conforme dispõe a legislação.

Cidadãos de Fortaleza recebem atendimento em um dos postos da Secretaria de Finanças
Sefin de Fortaleza CE tem autorização para realizar novo
concurso público (Foto: Divulgação)

A partir do anúncio do prefeito, a Secretaria Municipal das Finanças deve desenvolver o cronograma do concurso ISS Fortaleza CE. O que inclui a data de publicação do edital e aplicação das provas. 

Concurso ISS Fortaleza CE já tem comissão formada

No último dia 13 de setembro, foi publicada no Diário Oficial de Fortaleza a comissão organizadora do concurso para auditores e analistas do Tesouro Municipal. 

O grupo é responsável por elaborar o edital, além de coordenar e supervisionar o processamento de todas as etapas da seleção. 

Os trâmites para este concurso começaram em 2020. Na época, foi anunciado que a oferta seria de 50 vagas apenas para analista do Tesouro Municipal. 

Cebraspe (antigo Cespe/UnB) também foi escolhido como organizador da seleção. Porém, em meados de 2020, o contrato acabou suspenso em decorrência da pandemia do Coronavírus. 

A vigência contratual com o Cebraspe voltou a valer em setembro de 2020. No entanto, ainda não há informações se a banca será mantida no concurso ou se uma nova licitação será realizada.

Caso seja confirmado como organizador, o Cebraspe ficará responsável por receber as inscrições do concurso em seu site. Além de viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas.

Último concurso ISS Fortaleza CE foi em 2008

Em 2008, foi publicado o edital do último concurso para Sefin de Fortaleza, no Ceará. No total, foram disponibilizadas 60 vagas para auditores e analistas do Tesouro Municipal. 

O cargo de auditor teve como requisito a graduação completa em qualquer área. Enquanto para analista foi necessário ter nível superior nas áreas de: Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Economia, Engenharia e Geografia.

Os inscritos a auditor foram avaliados por três provas objetivas. A primeira teve questões de Conhecimentos Básicos e a segunda de Conhecimentos Específicos. Já a terceira foi composta por perguntas de Conhecimentos Especializados.

Por sua vez, os candidatos ao cargo de analista foram submetidos a provas objetivas de Conhecimentos Básicos (comuns a todas as especializações) e Conhecimentos Específicos.

Para ser classificado na primeira fase foi preciso alcançar o mínimo de 50% de aproveitamento em cada exame e 60% no somatório. O concurso teve validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.