Concurso ITA 2023 republica edital e reabre inscrições. Veja!
A Aeronáutica republicou o edital do concurso ITA 2023 para inclusão de PCDs e o prazo de inscrições foi reaberto até dia 27. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:19/09/2022 às 15:42
Atualizado em:19/09/2022 às 15:42
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica republicou nesta segunda-feira , 19, o edital do concurso ITA 2023. O novo documento agora permite a participação de pessoas com deficiência e reabre o prazo para inscrições.
O prazo de inscrição foi reaberto nesta segunda-feira, 19, e ficará disponível até o dai 27 de setembro, pelo site vestibular ITA. A mudança não impacta os concorrentes já inscritos.
Com a alteração, o ITA pretende promover a inclusão de pessoas com deficiência nos cursos de graduação de engenharia, desde que atendam os requisitos.
“Essas mudanças são um marco para o ITA, que está permanentemente imbuído do esforço de acompanhar as evoluções em nossa sociedade, com o intuito de promover um ensino superior de alto nível no país, da forma mais abrangente dentro de nossas possibilidades”, disse o reitor do ITA, professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.
O que acontece com quem já se inscreveu no concurso ITA?
Quem já se inscreveu, segundo o ITA, não precisará se inscrever novamente e sua candidatura está confirmada e garantida. Além disso, poderá realizar uma troca, se preferir.
O ITA permitirá que o candidato já inscrito possa solicitar a alteração da escolha pelo tipo de vaga (optante ou não optante ao Quadro de Oficiais Engenheiros - QOEng).
Essas solicitação será feita pelo preenchimento de um requerimento.
O que vai mudar no concurso ITA 2023?
Além de permitir a concorrência de pessoas com deficiência, o novo concurso do ITA também vai possibilitar que o candidato não optante à carreira militar, reprovado na fase de Inspeção de Saúde do Concurso, possa solicitar ao comandante da Aeronáutica isenção para ingressar no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).
Quem solicitar, será avaliados por uma Equipe Multidisciplinar, que analisará se o projeto pedagógico do ITA tem condições de atender às necessidades educacionais especiais do candidato reprovado.
O objetivo é fazer com que esse candidato que necessite de atendimento especial, de forma individualizada, não decorra incompatibilidade para o desempenho das atividades escolares do ITA.
Dessas, 36 são para o quadro da ativa da Força Aérea, ou seja, aqueles que querem seguir na carreira militar, sendo 29 destinadas à ampla concorrência e 7 para autodeclarados negros.
As demais 114 são para o quadro da reserva, em que o candidato não trabalhará na organização militar, sendo 91 para ampla concorrência e 23 para negros.
Para concorrer, é necessário ter nível médio completo ou comprovar a conclusão até o dia 31 de dezembro do ano vigente.
Podem participar candidatos de ambos os sexos, sendo necessário ser brasileiro nato e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no curso.
Data da prova do ITA é mantida
Embora as inscrições tenham sido reabertas, as datas de realização das provas não foram alteradas e segue o que estava previsto em edital, inicialmente.
A seleção será dividida em três fases, estando a primeira delas prevista para o dia 16 de outubro, composta pela aplicação de provas objetivas. As disciplinas cobradas serão Matemática, Física, Química, Português e Inglês.
Na segunda etapa, ocorrerá uma prova discursiva, onde serão cobradas questões de Matemática, Química e Física, além da elaboração de uma Redação. Esta etapa ocorrerá em dois dias, sendo 8 e 9 de novembro. A terceira fase, por sua vez, contará com inspeção de Saúde, ainda sem data definida.
As provas ocorrerão nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.