Concurso Joinville SC: prefeitura inicia estudo para novo edital

Prefeitura de Joinville tem preparativos em andamento para novo concurso de efetivos. Oferta terá vagas para Saúde e Educação!

Autor:
Publicado em:21/05/2021 às 16:15
Atualizado em:21/05/2021 às 16:15

A Prefeitura de Joinville, em Santa Catarina, prepara um novo concurso para ingresso de servidores efetivos. A Assessoria de Imprensa do município informou à Folha Dirigida que estudos para o edital estão em andamento. Por isso, ainda não é possível confirmar o número total de vagas.

No entanto, a prefeitura já adiantou que as áreas de Saúde e Educação serão contempladas. Outros setores poderão ser incluídos no concurso Joinville SC mediante a necessidade de reposição do quadro de pessoal e do orçamento disponível.

A abertura do concurso foi tema de uma reunião entre o prefeito Adriano Silva e a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsej), Jane Becker na terça-feira, 18. Na ocasião foi levantada a importância da contratação de efetivos.

Depois do levantamento de cargos vagos e da definição das áreas, a prefeitura realizará a licitação para escolha da banca organizadora do concurso. Só então será possível publicar o edital.

Questionada, a Assessoria de Imprensa de Joinville não precisou uma data para divulgação do edital. O município está atento à Lei Complementar 173/2020, que restringe a contratação de servidores até dezembro de 2021.

Só é possível nomear aprovados em concurso para reposição de cargos vagos. Ou seja, para suprir vacâncias por aposentadorias, mortes, exonerações e desligamentos em geral.

Prefeitura de Joinville
Prefeitura de Joinville tem preparativos em andamento para
novo concurso (Foto: Divulgação)

O último concurso realizado pela Prefeitura de Joinville ocorreu em 2014. Depois disso, com exceção de guardas municipais, que foram contratados de maneira efetiva, o município realizou apenas processos seletivos para temporários.

Este ano, inclusive, a prefeitura criou a possibilidade de prorrogação dos contratos por mais tempo em decorrência da pandemia do Coronavírus.

Novo concurso Joinville SC é previsto desde 2019

A abertura do novo concurso para Joinville é prevista desde 2019. Na época, o município realizou preparativos para dois editais: um para Guardas Municipais, que foi publicado, e um para o Quadro Geral, que ainda está em estudo.

Estavam cotadas 501 vagas em todos os níveis de escolaridade. As oportunidades imediatas seriam distribuídas entre 96 cargos e cadastro de reserva para outras 12 carreiras.

Inicialmente, o concurso visava ao preenchimento dos quadros da própria prefeitura e também do Hospital Municipal São José, em Anita Garibaldi. Os candidatos seriam avaliados por provas objetivas, discursivas e práticas.

A prefeitura não confirmou se essa estrutura será mantida no próximo concurso. Com a proximidade do novo edital, os interessados devem começar a preparação para as provas.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação. 

Conheça os cursos e comece já seus estudos!

Saiba como foi o último concurso Joinville SC 

O último concurso para efetivos de Joinville SC teve editais publicados em junho de 2014, com oferta de 1.582 vagas. Desse total, 60 eram para guardas municipais e 1.522 para o quadro geral da prefeitura.

Dessas, 192 eram para Hospital Municipal São José, nos cargos de médico plantonista em várias especialidades, enfermeiro, terapeuta, fonoaudiólogo, entre outros. As demais chances estavam distribuídas por funções da área da saúde, administrativa e de educação, em todos os níveis de escolaridade. 

Os candidatos passaram por até quatro etapas de seleção. A primeira delas foi uma prova objetiva com 30 questões, sendo 15 de conhecimentos gerais (Português, Matemática e temas contemporâneos) e 15 de conhecimentos específicos de cada cargo. 

A segunda etapa consistiu em uma prova discursiva, destinada aos concorrentes do magistério de nível superior e para procurador. O exame aconteceu no mesmo dia da avaliação objetiva.

Por sua vez, a prova de títulos foi para os cargos do magistério de nível superior e para os cargos de médico da prefeitura nas especialidades Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, e Pediatra.

As provas práticas foram aplicadas para arqueólogo, arquivologista, especialista cultural, professor de atividades musicais, professor de cursos artísticos, assistente cultural, instrutor de cursos de promoção social, enfermeiro, físico médico, fisioterapeuta, técnico em Enfermagem e técnico em Radiologia.