Concurso Linhares-ES: MP pede anulação de provas para professor
De acordo com o MPES, há indícios de irregularidades que sustentam o pedido de anulação da prova feito pelos candidatos.
Autor:
Publicado em:07/02/2020 às 10:00
Atualizado em:07/02/2020 às 10:00
Uma das provas do concurso Linhares-ES está com indícios de irregularidade. O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Linhares, pediu a anulação da seleção para o cargo de professor de Educação Básica (PEB I e II).
As provas foram realizadas no dia 26 de janeiro, no entanto, alguns candidatos perceberam que a avaliação discursiva estava em descordo com o conteúdo programático que foi divulgado no edital.
A questão foi com a redação, em que eram cobrados temas diferentes. Os textos de apoio falavam sobre religião, estado laico, ensino religioso, porém a questão pedia ao candidato um texto sobre fake news, sua propagação e interferência na educação.
Os professores se reuniram e levaram um documento com 200 assinaturas para registrar uma denúncia no MPES. Ainda foi constatado a presença de uma questão objetiva que seria idêntica a um concurso realizado em Vitória.
De acordo com o MPES, há indícios de irregularidades que sustentam o pedido de anulação da prova. Uma Ação Civil Pública contra o município e a banca organizadora foi ajuizada na última quarta-feira, 5.
O organizador do concurso é o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), que ainda não se pronunciou em relação ao caso. A Prefeitura de Linhares disse que ainda não foi notificada.
Provas foram aplicadas em duas datas
Todos os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Para o primeiro edital, as provas ocorreram em dois domingos: 26 de janeiro e 2 de fevereiro, ambos em dois turnos (manhã e tarde).
Já no segundo edital, as provas foram realizadas apenas no dia 2 de fevereiro. Foram cobradas 50 ou 60 questões, de acordo com o cargo, podendo contar com disciplinas como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática Básica, Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e outros.
Haverá, ainda, outras etapas, como prova prática, teste de aptidão física e avaliação de títulos, de acordo com a carreira pretendida. O prazo de validade de ambos os concursos de Linhares-ES será de dois anos, contados a partir da homologação e podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Concurso Linhares-ES oferta 1270 vagas
Juntos, os dois editais somam 1.270 vagas, entre imediatas e formação de cadastro de reserva. As chances são para todos os níveis de escolaridade, em várias áreas. Os salários são variáveis e chegam a R$2,2 mil para jornadas de até 40 horas de trabalho semanal.
São 635 vagas imediatas e 635 para formar um cadastro de reserva. Quem figurar na lista de espera poderá ser convocado durante todo o prazo de validade, a critério da administração.
Quadro de vagas
Nível de escolaridade
Vagas imediatas
Cadastro de reserva
Total
Fundamental
40
40
80
Médio
121
121
242
Médio/técnico
33
33
66
Superior
441
441
882
Total
635
635
1.210
No primeiro edital, não há chances de nível fundamental. Já no nível médio, as oportunidades são para agente administrativo, agente de vigilância sanitária, monitor de educação infantil e secretário escolar.
Para o nível médio/técnico, são oferecidas vagas para técnico agrícola, técnico ambiental, técnico em agrimensura, técnico em segurança do trabalho, monitor educacional.
Quem tem nível superior, a disputa é para analista de controle interno (Economia e Direito), analista de gestão pública (Administração e Direito) e analista de meio ambiente e recursos hídricos (geografia e engenharia ambiental).
Além desses, o arquiteto, assistente social, bibliotecário, contador, educador físico, educador social, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, médico veterinário, nutricionista, psicólogo, técnico pedagógico e professor de educação básica em várias modalidades.