Segundo o MP, essas funções são essenciais, uma vez que “são prioritárias tanto em relação ao controle interno da administração pública quanto aos agentes da Defesa Civil, em face da prevenção e repressão dos desastres naturais”.
Concurso Maceió AL: déficit de servidores preocupa MP
De acordo com a promotora Fernanda Moreira, autora da ação, a medida judicial foi adotada após esgotadas as tentativas de solução extrajudicial com a prefeitura.
“O Ministério Público busca o Judiciário para apreciação das questões, mas sem prejuízo de uma solução negociada no âmbito judicial”, destacou a promotora.
Hoje, a situação do quadro funcional preocupa:
- A Controladoria possui apenas um servidor efetivo, aprovado no último concurso realizado em 2014;
- A Defesa Civil não conta com quadro próprio, dependendo de pessoal contratado de forma precária para executar funções contínuas, principalmente na prevenção e resposta a desastres naturais.
No Qconcursos, todo mundo pode ir mais longe com o plano que cabe na sua jornada. Acesse e confira o seu!

Ação do MP quer novo concurso Maceió AL para a Controladoria e Defesa Civil
(Foto: Secom Maceió AL)
Em maio de 2023, o Governo de Alagoas criou um Grupo de Trabalho (GT) para analisar a viabilidade de um novo concurso para a Controladoria-Geral do Estado (CGE AL).
O concurso é aguardado há vários anos e já chegou a ter vagas anunciadas na gestão do então governador Renan Filho.
Na época, foram previstas 40 oportunidades para a carreira de analista de controle interno, cargo de nível superior, distribuídas da seguinte forma:
- Ciências Contábeis: 10 vagas
- Direito: 10 vagas
- Engenharia Civil: 4 vagas
- Ciências da Computação: 3 vagas
- Demais graduações: 13 vagas
Caso seja aprovado, este será o primeiro concurso público destinado a analistas da CGE AL, representando um marco na estruturação da carreira dentro do órgão.
Confira mapas mentais de Língua Portuguesa prontos e organizados. Baixe gratuitamente aqui!
O que é e qual o papel da Controladoria-Geral de Maceió
A Controladoria-Geral do Município é o órgão responsável por fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e garantir a transparência da gestão municipal.
Entre suas funções estão o controle interno de gastos, a auditoria de contratos e convênios, além do acompanhamento de políticas públicas.
Na prática, a Controladoria atua como um “guarda-chuva” de integridade, prevenindo fraudes, promovendo a boa governança e assegurando que o dinheiro público seja usado de forma correta e eficiente.
Atribuições da Defesa Civil de Maceió
Já a Defesa Civil tem como missão planejar e coordenar ações de prevenção e resposta a desastres naturais ou situações de risco que possam afetar a população.
Isso inclui desde a elaboração de planos de contingência, até o atendimento direto em casos de enchentes, deslizamentos ou acidentes.
O órgão também realiza campanhas educativas e de conscientização, buscando reduzir vulnerabilidades e fortalecer a resiliência da cidade diante de emergências.
