No entanto, segundo o Ministério Público, esse parâmetro foi desrespeitado após alterações feitas na forma de correção das provas.
Com a mudança, passou a ser exigido, em algumas matérias, um percentual mínimo de até 60% de acertos, em razão do número ímpar de questões e da adoção de pesos diferentes por conteúdo.
Para o MP, essa alteração compromete a transparência e fere os princípios da legalidade e da vinculação ao edital — ou seja, as regras originalmente publicadas não foram seguidas.
"O pedido da tutela de urgência antecipada pretende salvaguardar os interesses gerais dos candidatos, evitando a publicação de resultado definitivo que viole os princípios da razoabilidade e proporcionalidade dos critérios de aprovação, tendo em vista que as provas do edital em questão já foram realizadas e o concurso se encontra em fase de classificação preliminar", diz o MP RJ.
A suspensão determinada pela Justiça permanece válida até que as irregularidades sejam devidamente apuradas e corrigidas. Veja aqui o comunicado do órgão!
Banca e prefeitura se manifestam sobre suspensão
Inicialmente, a Prefeitura de Magé RJ e o Instituto de Avaliação Nacional (IAN Concursos) haviam se manifestado contra a ação da Promotoria, reafirmando a legalidade, legitimidade e transparência do concurso.
"Reiteramos que, após criteriosa análise técnica e jurídica, não há fundamento legal que justifique a alteração das regras do concurso público nesta fase avançada do certame, que terá o resultado final publicado nesta sexta-feira (09/05). Mudanças nesse estágio comprometeriam princípios fundamentais da Administração Pública, conforme destacamos anteriormente. O Edital de Abertura, publicado em 20 de dezembro de 2024,possui força normativa", disse um dos comunicados.
Entretanto, após a liminar obtida pelo MP RJ, a banca organizadora emitiu um novo comunicado indicando que deve acatar o que foi solicitado.
"A Prefeitura, embora mantenha a convicção de que as regras do concurso são legais, legítimas e transparentes, cumprirá integralmente a decisão judicial. A Administração permanece à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários no curso do processo e reitera seu compromisso com a seleção de profissionais qualificados para atuar na Educação de Magé."
Até que as alterações sejam feitas, o concurso deve continuar paralisado e não terá novas publicações.
No dia 9 de maio, a banca organizadora divulgou um novo cronograma que prevê a homologação do concurso a partir de agosto. Confira aqui as novas datas!
→ Acesse agora o calendário de maio, com os principais eventos, e organize a sua preparação para concursos!

Prefeitura e banca emitem nota após MP RJ suspender concurso Magé RJ com 1.500 vagas
(Foto: Divulgação)
Concurso Magé RJ teve provas aplicadas em março
Os candidatos do concurso Magé RJ foram avaliados por meio de provas objetivas, realizadas nos dias 16 e 23 de março.
Para o cargo de professor I, a avaliação foi composta por 40 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
- Língua Portuguesa: 10 questões (peso 1);
- Legislação Municipal: 10 questões (peso 1);
- Conhecimentos Pedagógicos: 5 questões (peso 4);
- Conhecimentos Específicos: 15 questões (peso 4).
Já os concorrentes ao cargo de professor II, de nível médio, responderam a uma prova com 30 questões, assim distribuídas:
- Língua Portuguesa: 10 questões (peso 2);
- Legislação Municipal: 5 questões (peso 1);
- Conhecimentos Pedagógicos: 5 questões (peso 3);
- Conhecimentos Específicos: 10 questões (peso 6).
Ao todo, o concurso reuniu pouco mais de 28 mil inscritos, todos em busca de uma das 1.500 vagas ofertadas na área da Educação.
Concurso Magé RJ tem 1.500 vagas para professor
Publicado em dezembro do ano passado, o edital do concurso para a Prefeitura de Magé, no Rio de Janeiro, tem como objetivo preencher 1.500 vagas nos seguintes cargos:
Nível médio
- professor II (educação infantil ao 5º ano): 900 vagas mais cadastro reserva*.
Nível superior
- professor I - Artes: 50 vagas imediatas mais cadastro reserva
- professor I - Ciências: 65 vagas imediatas mais cadastro reserva
- professor I - Educação Física: 30 vagas imediatas mais cadastro reserva
- professor I - especialista em Educação: 80 vagas imediatas mais cadastro reserva
- professor I - Geografia: 65 vagas imediatas mais cadastro reserva
- professor I - História: 65 vagas imediatas mais cadastro reserva
- professor I - Inglês: 35 vagas imediatas mais cadastro reserva
- professor I - Matemática: 110 vagas imediatas mais cadastro reserva
- professor I - Português: 110 vagas mais cadastro reserva.
*Nível médio na modalidade normal ou curso de nível superior.
O vencimento inicial dos aprovados variará de R$2.163,17 a R$2.189,45, conforme a carga horária semanal.
