O projeto de lei 138/2022 que cria 3.500 cargos efetivos de professor na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) ganhou urgência na tramitação na Câmara dos Vereadores na última quarta-feira, 20. Com isso, será encaminhado para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Caso o PL seja aprovado, a criação dos cargos proporcionará a realização de um novo concurso Manaus AM para professores. De acordo com o projeto, atualmente, existem 850 professores contratados na rede municipal de ensino, por meio de processo seletivo simplificado.
Desse quantitativo, 148 cumprem carga horária de 20h semanais e 702 cumprem carga horária de 40h semanais. Tais profissionais já estão com os contratos prorrogados. Por isso, para suprir esse déficit será necessária a abertura do concurso público para efetivos.
O vereador Professor Samuel (PL) foi quem solicitou ao Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante a votação da pauta de quarta, 20, o pedido de urgência na deliberação do projeto.
“Fiz esse pedido de urgência do projeto em questão que veio do governo municipal, pois é uma expectativa que há muito tempo nós vínhamos pleiteando, como professor e membro da comissão de educação sabemos da importância dessas vagas, na oportunidade parabenizo o Prefeito David Almeida e a Secretária de Educação Dulce Almeida pela sensibilidade e a seriedade em que conduzem essa questão”, justificou o parlamentar.
Em caso de aprovação do PL, os preparativos para um novo concurso Manaus AM serão iniciados. De acordo com a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, o edital está previsto para ser publicado no segundo semestre.
► Entre para o canal da Folha Dirigida no Telegram e receba todas as notícias sobre concursos públicos
Último concurso Semed Manaus AM foi em 2018
O último concurso para a Secretaria Municipal de Educação de Manaus teve publicado em 2018. Ao todo, foram disponibilizadas 400 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva para o cargo de professor de nível superior em diversas áreas.
A jornada de trabalho dos aprovados foi de 20 horas semanais para um vencimento de R$1.609,32, na época.
Das chances , 146 foram para professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), 101 para Educação Infantil, quatro vagas para Artes, 37 de Ciências, 23 para Educação Física, cinco para professor de Ensino Religioso.
Além de oito para Geografia, oito para História, três para Inglês, cinco para docente de Língua Portuguesa e 60 vagas para Matemática.
O concurso Semed Manaus reuniu 22.718 candidatos inscritos . Os aprovados foram lotados em 492 unidades de ensino. O objetivo foi que a seleção atendesse as áreas com maior necessidade da secretaria.
"Com esse concurso, conseguiremos cobrir as lacunas abertas em 2017 por conta da aposentadoria e pedidos de exoneração de professores da rede municipal", declarou o então secretário da Semed, Thiago Balbi, na ocasião de abertura da seleção.
Os concorrentes foram avaliados por provas objetivas. Eles tiveram que responder a 60 questões distribuídas entre as disciplinas de Português, noções de Informática, Conhecimentos Pedagógicos, Legislação e Conhecimentos Específicos.
Os classificados ainda passaram por uma análise de títulos. De acordo com secretária de Educação do Manaus, todas as 400 vagas imediatas do concurso de 2018 foram preenchidas, além de aprovados no cadastro de reserva.