A abertura de um concurso para agentes de trânsito da Prefeitura de Manaus foi debatida na Câmara Municipal, na última quarta-feira, 11. O vereador Jander Lobato (PSB) destacou a necessidade do novo edital em decorrência do déficit de servidores no cargo.
O pleito foi debatido durante a Tribuna Popular realizada na Câmara Municipal de Manaus com o diretor de operações do Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU), Stanley Ventilari.
A tribuna discutiu sobre melhorias na mobilidade e a conscientização da população sobre acidentes de trânsito, em alusão à campanha “Maio Amarelo”. O proponente foi o vereador William Alemão (Cidadania).
De acordo com o vereador Jander Lobato, a necessidade de um concurso é promissora para a melhoria dos trabalhos do órgão e na vida da população.
“Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para cada mil veículos, é preciso um agente de trânsito; e o Detran-AM diz que há cerca de 920 mil carros em Manaus, daí temos 300 agentes, ou seja, temos uma defasagem 600 agentes. O último concurso foi em 2010, e 340 agentes assumiram, na época”, disse o parlamentar.
Ele completou: “Mas como muitos fizeram outros concursos, e a pandemia, infelizmente, levou muitos colegas, tivemos muitas baixas. Faço um apelo ao Prefeito, e aos colegas da Casa, para que pudéssemos avaliar essa possibilidade de um novo certame”.
O vereador fez um Indicativo para o prefeito de Manaus, David Almeida, para a realização de estudos técnicos de viabilidade econômica para a concretização do concurso.
“Temos uma demanda a ser suprida porque milhares de veículos circulam em nossa cidade, e é preciso buscarmos soluções de melhorias na mobilidade de nossa cidade”, disse Jander Lobato.
► Entre para o canal da Folha Dirigida no Telegram e receba todas as notícias sobre concursos públicos
Manaus AM também deve ter concurso para Educação
A Câmara Municipal de Manaus já aprovou, no início de maio, o Projeto de Lei para criação de 3.500 vagas de professor para Secretaria de Educação (Semed). O que possibilitará a abertura de um novo concurso para a carreira.
Conforme o projeto, de autoria do Executivo de Manaus, existem atualmente 850 professores contratados temporariamente na rede, por meio de Processo Seletivo Simplificado.
Desse total, 148 cumprem carga horária de 20h semanais e 702 com carga horária de 40h semanais. Tais profissionais já estão com contratos prorrogados. Por isso, para que não ocorra um déficit, será necessário contratar novos profissionais.
A criação das vagas permite essa contratação por meio de concurso público. Das 3.500 vagas, a previsão é que parte seja preenchida por aprovados no cadastro de reserva do concurso para professores realizado em 2018.
As demais chances deverão ser disponibilizadas em um próximo concurso Manaus AM. Segundo a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, o edital está previsto para ser publicado no segundo semestre.
A vereadora professora Jacqueline (União Brasil) afirmou que a aprovação do projeto de lei corrige uma necessidade dentro dos quadros da Semed.
“Nós temos carga dobrada, cargos vagos, e esse concurso vai oportunizar a chamada dos professores do cadastro de reserva, nós já temos muitos convocados e precisamos de mais duas pessoas, o que é corrigido agora”, parabeniza a parlamentar.