Concurso Maricá-RJ: veja orientações para as provas desta sexta, 15
Provas do concurso para a Defesa Civil de Maricá serão aplicadas nesta sexta-feira, 15. Confira orientações.
Autor:
Publicado em:14/11/2019 às 08:12
Atualizado em:14/11/2019 às 08:12
Serão aplicadas a partir das 13h desta sexta-feira, 15, as provas objetivas do concurso para a Defesa Civil de Maricá. Os candidatos devem ficar atentos aos locais de aplicação e às orientações para realização do exame.
Para tomar conhecimento do endereço da prova, cada concorrente deve acessar o login individual no site da Coseac-UFF, organizadora. O candidato deverá estar munido somente de:
caneta esferográfica de corpo transparente com ponta média, de tinta na cor azul ou preta;
original do documento oficial de identidade informado na inscrição; e
preferencialmente, do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), disponível no site da banca.
A recomendação é que os candidatos se apresentem no local com uma hora de antecedência, ou seja, às 12h. A entrada será permitida somente até as 12h40. Não haverá segunda chamada ou reaplicação dos exames.
É responsabilidade do candidato assinar a lista de presença e entregar ao fiscal de sala o seu cartão de respostas devidamente preenchido e assinado. Atenção para algumas atitudes que levam à eliminação no concurso:
chegar atrasado na prova, não haverá tolerância de horário;
não apresentar documento de identidade;
sair da sala de prova sem a autorização do fiscal;
sair do local de prova antes de decorrida uma hora e 30 minutos do início da aplicação;
sair da sala sem devolver integralmente o material recebido;
perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;
portar qualquer material que sirva para consulta;
ingressar na sala com relógio, celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos fora do envelope de segurança fornecido pela equipe;
tiver aparelho eletrônico emitindo qualquer tipo de som, ainda que desligado e dentro do envelope.
Todos os candidatos devem ler o edital do concurso para tomar conhecimento na íntegra das regras para a aplicação das provas.
Provas objetivas terão 50 questões
Os candidatos do concurso para a Defesa Civil de Maricá terão até quatro horas, das 13h às 17h, para responder a 50 questões de múltipla escolha. Cada uma terá cinco opções de respostas, sendo somente uma correta.
O tempo mínimo de permanência na prova é de uma hora e 30 minutos. O valor de cada questão varia por disciplinas, conforme a tabela abaixo:
Deste modo, o exame será avaliado na escala de 0 a 100 pontos. Será eliminado do concurso o candidato que obtiver pontuação zero em qualquer um dos tópicos (disciplinas) ou que alcance pontuação inferior a 50 pontos.
Os gabaritos preliminares da prova serão divulgados ainda na sexta-feira, 15, após a conclusão dos exames. Os candidatos poderão solicitar revisão das resposta ou das questões até as 18h do sábado, 16, no site da banca.
Próxima etapa do concurso será no final de novembro
Para técnico em meteorologia e os cargos de nível superior a seleção contará apenas com prova objetiva e análise de títulos. No caso do cargo de agente de defesa civil, ainda haverá prova de aptidão física, exames psicotécnico e médico, e análise de títulos.
Os candidatos de nível superior e para o cargo de técnico habilitados na prova objetiva serão convocados para análise de títulos no dia 21 de novembro. A entrega dos documentos será no dia 27 do mesmo mês.
No caso de agentes, serão convocados para a etapa de aptidão física os candidatos não eliminados na objetiva e que ficarem classificados até a 246ª posição na ampla concorrência, até 66ª na lista de autodeclarados negros e até a 18ª na lista de portadores de deficiência.
A prova de aptidão física, de caráter eliminatório, está marcada para os dias 25 e 26 de novembro e será composta por três testes: natação em mar (800 metros), corrida pós-praia e biathlon (400 metros pós-praia seguida de 450 metros de natação em mar).
Os exames psicotécnico e médico terão caráter eliminatório e serão realizados entre os dias 1º e 3 de dezembro. Já a análise de títulos, de caráter classificatório, ocorrerá em 2 e 3 de dezembro. O edital de convocação para as duas etapas está previsto para sair em 29 de novembro.
Concurso tem mais de mil candidatos
O concurso para a Defesa Civil de Maricá homologou um total de 1.910 inscrições. A maior parte dos candidatos, 1.461, vai concorrer às 55 vagas na carreira de agente de defesa civil. Deste modo, a concorrência estimada é de cerca de 26 candidatos por vaga. As outras carreiras, cada uma com duas oportunidades, atraíram juntas 449 inscritos.
No nível superior são 12 vagas distribuídas entre analista de sistemas (duas), analista geotécnico (duas), engenheiro civil (duas), geólogo (duas), hidrólogo (duas) e meteorologista (duas). Todos possuem inicial de R$2.614,76.
Os selecionados terão direito ainda a uma gratificação de periculosidade de 40% do valor do seu vencimento básico, exceto para o cargo de analista de sistemas, cuja gratificação de periculosidade é de 20%.
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado. O período ainda poderá ser prorrogado uma vez, chegando a quatro anos, a critério da Administração Municipal.